Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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USO DO SOFTWARE MATHEMATICS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Ítalo Antônio Brito, Jaiane Caroline Oliveira, Daniel Martins Nunes

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


O presente artigo avalia a utilização de softwares como ferramentas de apoio a estudantes durante a resolução de atividades de Matemática. Diversos autores descrevem sobre a necessidade de incluir as Tecnologias no processo educacional, tais como, Borba e Penteado (2010), Moran (2007), Gabriel (2013), Valente (1999), dentre outros. De modo geral, estes autores consideram que a aprendizagem matemática mediada com a utilização de softwares ou tecnologias possibilita ao aluno ampliar o seu raciocínio, fazendo com que ele reflita sobre os seus acertos e erros. Além disso, a possibilidade de interagir com aparelhos eletrônicos colabora para que o aluno desempenhe um papel ativo nesse processo. O aluno durante esse processo utilizará estas ferramentas não apenas para inserir códigos ou informações nestes, mas observará e, consequentemente, refletirá sobre os resultados alcançados. Dessa forma, o aluno é o centro do processo de aprendizagem e o professor colabora orientando-o a alcançar os objetivos propostos. Com base nisso, realizamos um minicurso com a proposta de apresentar o software Mathematics com os acadêmicos do curso de Licenciatura de Matemática do IFNMG – Campus Januária e observar o que eles achavam da proposta. O referido software é gratuito e pode ser instalado nos smartphones que possuem o sistema Android através da PlayStore. Com o software será possível resolver alguns problemas de Álgebra e de Geometria. O minicurso foi ministrado pelos acadêmicos do 6º período do curso de Licenciatura em Matemática do IFNMG – Campus Januária, sendo os alunos matriculados na disciplina de Prática Pedagógica VI os participantes da atividade. Inicialmente apresentamos as funcionalidades do aplicativo, em seguida, desenvolvemos algumas atividades investigativas que deveriam ser resolvidas utilizando-o. Ao final destas atividades aplicamos um questionário para que os participantes avaliassem o aplicativo e descrevessem sobre a utilização de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. Com base nas respostas dos questionários concluímos que o aplicativo é uma proposta interessante para ser aplicada em sala de aula, o qual permitirá os usuários resolver situações-problemas, assim como analisar um problema com base nas diversas representações que o aplicativo produz, por exemplo, o gráfico de uma função. Os participantes ainda refletiram sobre o fato de que tal tecnologia está ao alcance de qualquer um que possua um smarthphone e que por tal fato devemos estar atentos a estas novidades que os nossos alunos podem trazer para as salas de aula e saber orientá-los a como utilizar. Segundo os participantes o uso adequado destes aplicativos podem se tornar uma ferramenta metodológica importante para o trabalho do professor de Matemática, mas é preciso saber como usá-las de modo a despertar a curiosidade e interesse dos alunos. Acrescentamos ainda, segundo Frota e Borges (2003), que estas ferramentas tecnológicas além de possuir as características descritas anteriormente, possuem a vantagem de renovar o modo como abordamos conteúdos consagrados da Matemática. Portanto, esperamos que esse relato sirva para que outros professores de Matemática interessados no assunto reflitam sobre a utilização destas ferramentas e que as utilizem em sala de aula.