Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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A NECESSIDADE E DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA

Elvira Padua Lovatte, Anderson Gadioli, Jocelia Abreu Barcellos Vargas

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


O mundo moderno exige que os profissionais estejam cada vez mais antenados, bem informados e que tenham habilidades para resolver muitos problemas. Sendo assim, a busca pela informação e a necessidade de desenvolver estratégias para lidar com elas se tornam extremamente necessárias. Mas, onde, como buscar e usar as informações nem sempre é uma tarefa fácil de se realizar. Sendo assim, muitos profissionais ou pessoas que se preparam para ingressar no mercado de trabalho recorrem as escolas para se capacitar. Mas, as escolas, representadas pelos seus professores, estão preparadas para atuar no século XXI? O professor deveria participar rotineiramente de cursos de formação continuada. No entanto, infelizmente, a realidade não é essa. Na maioria das vezes, os professores não têm tempo para estudar, pois superam as quarenta horas de trabalho semanais em sala de aula. E, nos momentos que não estão nas escolas, usam boa parte do tempo “livre” para corrigir provas e atividades desenvolvidas pelos alunos. Mas, se o professor não pode estudar, então como poderá ensinar coisas novas? Quando o professor tem tempo, pode lhe faltar dinheiro para investir nos cursos de formação. Pensando nos casos de professores que tinham algum tempo livre para estudar, mas não tinham dinheiro para pagar, o Ifes-Campus Cariacica ofereceu um curso de formação continuada para alguns professores de Matemática da Educação Básica dos municípios Cariacica e Viana. A realização do curso apenas foi concretizada pois houve grande empenho e esforço de todos os professores de matemática do campus e mais 4 professores de matemática. Por ser o IFES uma instituição de referência e com credibilidade, a formação oferecida por este instituto pôde contribuir de forma significativa para todos os professores que tiveram a oportunidade de realizá-la. A proposta do curso de extensão era de ser um instrumento de aperfeiçoamento profissional, visando proporcionar aos professores que ensinam matemática nas escolas públicas dos municípios de Cariacica e Viana uma fundamentação mais ampla da disciplina e conhecimentos de novas ferramentas. O curso demandou de 120 h, sendo a primeira fase presencial com 15 encontros de 4 horas realizados aos sábados, totalizando 60 horas. Em cada encontro presencial foi explorado um tópico da matemática do ensino médio. As demais 60 horas foram reservadas para desenvolvimento de atividades não presencial. Os resultados obtidos foram satisfatórios em relação aos objetivos do curso. Os participantes mostraram crescimento e fortalecimento dos conteúdos matemáticos trabalhados no Ensino Médio. Os alunos, no geral, se mostraram interessados e empenhados nas atividades propostas. Todavia, foi perceptível que até a metade do curso, os alunos demonstraram maior interesse e comprometimento, até que algumas decisões governamentais possivelmente desestimularam alguns de continuarem a participar do curso de formação. Vale ressaltar a necessidade de uma política de formação continuada de professores da rede pública, com apoio incondicional dos órgãos governamentais responsáveis pela educação. Os participantes do curso deixaram claro em seus relatos a importância da oferta de cursos no modelo do desenvolvido.