Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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A MATEMÁTICA NA SEGURANÇA DO TRABALHO, EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DO PROEJA

Solange Taranto Reis, Ana Ligia Oliveira Teixeira

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


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Este relato de experiência trata de atividades desenvolvidas com alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Curso Técnico de Segurança do Trabalho nas aulas de Matemática I e Matemática II durante o ano de 2017. Durante observações realizadas nestas turmas e em turmas de anos anteriores, percebemos os desafios dos alunos em relação ao processo de ensino e aprendizagem entre os quais está à heterogeneidade de faixa etária e conhecimentos/experiências destes em relação a conceitos matemáticos. Com o objetivo de resgatar a autoestima e confiança deste público em aprender matemática resolvemos trabalhar de forma diferente alguns conteúdos matemáticos com a mesma turma ingressante no ano de 2017,durante o 1º período e o 2º período, realizando atividades interdisciplinares envolvendo as disciplinas de Matemática I, Matemática II, Fundamentos de Segurança do Trabalho e as Normas Regulamentadoras (NR) da Segurança do Trabalho.Nesse sentido, foi necessário planejar atividades com abordagens distintas, considerando as experiências em relação ao conteúdo e também ao tempo, o limite e as possibilidades de cada aluno e em como dar sequências a estas atividades ao longo do ano de 2017.Em Matemática I,foi eleborado uma sequência didática envolvendo conhecimentos de área, perímetro, medidas de comprimento, relacionando as NRs, a sequência foi realizada em quatro momentos: 1º) Aula de Fundamentos de Segurança do Trabalho sobre normas de extintores; 2º) Aula investigativa de área e perímetro utilizando o geoplano; 3º) Atividade de campo investigativa para verificar se as instalações do Ifes estão dentro das normas de segurança; 4º) Relato dos alunos sobre suas observações e estratégias utilizadas. Em Matemática II foi resgatado esse conhecimento no início do período e dando continuidade, foi elaborado uma sequência didática envolvendo as NRs com o conteúdo de escalas onde os alunos construiram maquetes de canteiros de obra relacionando a matemática e as NRs e depois apresentaram seus trabalhos na II Semana de Segurança e Meio Ambiente do Ifes. Essas atividades foram realizadas em sala de aula e espaços comuns do Ifes por meio de metodologia de investigação e resolução de problemas e tinham o intuito de favorecer a aprendizagem de alunos com diferentes faixas etárias – entre 18 e 56 anos, estimular o trabalho em equipe, despertar a criatividade e curiosidade e relacionar a matemática ao cotidiano do técnico de segurança do trabalho. Como resposta à realização destas atividades os alunos da EJA, demonstraram-se mais participativos e motivados nas aulas e começaram a perceber que a matemática faz parte do cotidiano do técnico de segurança do trabalho. Defendemos que o diálogo com os conhecimentos e com as experiências dos discentes e as práticas de ensino diferenciadas contribuem para o desenvolvimento do aluno, levando a desenvolver estratégias para resolução de problemas e reavaliar suas ações.