Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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TRUQUES MÁGICOS DE BARALHOS COM AUXÍLIO DA MATEMÁTICA

Rodrigo Ferreira Peres, Alex M. Amorim, Flavia G. Araujo, Mayara G. Ramos, Marcella C. Faustini

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Os truques de mágica encantam a todos, sejam crianças ou adultos. Sabe-se que sempre há uma explicação racional para os truques apresentados pelos mágicos, procuramos então buscar truques de mágica que pudessem ser explicados pela matemática. A presente atividade pode ser aplicada na feira da Semana da Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo, com o objetivo de solucionar truques mágicos através da utilização de conteúdos matemáticos, entre eles progressão aritmética, sequências, princípio da contagem e operações básicas de matemáticas. Essa atividade foi planejada em conjunto, onde os licenciandos apresentam as performances dos truques e as demonstrações dos conteúdos matemáticos aplicados para elaborar a “mágica”. Como exemplo é possível citar um baralho de seis cartas, onde somos capazes de descobrir um número entre 1 e 60 que um indivíduo pensou, através de uma combinação de números em cada uma dessas cartas, onde são transformados em potência de base 2. Os discentes tiveram como objetivo estimular o pensamento e o raciocínio independente, reforçando o cálculo mental sobre as propriedades de conteúdos de disciplinas do ensino fundamental e médio com a intenção de introduzir ou revisar o conhecimento dos conteúdos de forma lúdica. É sabido que o lúdico devido a seus aspectos estimula no aluno o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas. Ações como estas proporcionam resultados significativos no desenvolvimento do aluno de forma prazerosa sem perder o foco nos conceitos matemáticos. A atividade com o baralho pode trazer benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, pois auxilia na criação de situações-problemas envolvendo diversos conteúdos, além de permitir que o professor desenvolva trabalhos individuais ou coletivos. Concluímos a partir das observações realizadas durante a atividade, que atividades como esta é uma excelente ferramenta no processo de ensino e aprendizagem não somente para os alunos como para a formação docente. O tema escolhido se deu ao fato de utilizarmos nas disciplinas de Álgebra, Análise Combinatória e Teoria dos Números do curso de licenciatura em Matemática, truques mágicos desenvolvidos em conteúdos relacionados a estas disciplinas. Este trabalho é uma proposta de aprendizagem lúdica da matemática através da utilização de baralhos, onde possíveis mágicas a serem realizadas com o baralho se enquadram no contexto lúdico e envolvem conceitos matemáticos.