Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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UMA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS

Thaciane Jähring Schunk, Caroline da Silva Soares, Carlos Oliveira Silva de Andrade, Rodrigo Sena Silva, Laira Lamburghini Ribeiro

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


O uso de materiais manipuláveis torna as aulas de Matemática mais dinâmicas e proveitosas. É um recurso que não somente promove o interesse dos discentes, mas também, permite que eles tenham uma maior interação com o objeto de estudo, buscando-se a melhor compreensão do conteúdo (Vale, 2002). A autora completa dizendo que se deve sempre utilizar manipuláveis no ensino de um novo conceito de matemática. Por estes motivos o uso de materiais manipuláveis foi a estratégia escolhida para o ensino do Teorema de Pitágoras, com o intuito de favorecer a compreensão deste conteúdo.  Este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal de Vitória- ES, composta por 24 alunos, no primeiro semestre de 2017. O objetivo deste trabalho é relatar tal experiência, apresentando o que realizamos e como analisamos as situações vivenciadas em sala de aula. A ideia de realizar esta oficina surgiu por um meio de discussões em relação a dificuldades que os alunos tinham em compreender o conteúdo de forma completamente abstrata, assim achamos que seria interessante os educandos conhecerem este Teorema com o uso de materiais manipuláveis. O objetivo da oficina foi construir o teorema de Pitágoras. Mediante experiências práticas, com uso de materiais manipuláveis, chegamos a sua estrutura e verificação. Trazer uma abordagem histórico do mesmo, e responder algumas questões, como o famoso: “para que serve? ”. A oficina ocorreu em três momentos, onde o primeiro consistia em montar dois quebra cabeças da demonstração do teorema de Pitágoras e analisá-los, para assim concluí a fórmula de Pitágoras. Em sequência, foi realizado a verificação do teorema por meio de outro material manipulativo, um triângulo retângulo feito com EVA, com os quadrados dos catetos e da hipotenusa desenhados em EVA, e tampinhas de refrigerante. Concluiu-se a atividade fazendo uma abordagem histórica do tema, onde foi discutido sobre Pitágoras, seu teorema, onde surgiu e sua finalidade. Os educandos conseguiram montar os quebra cabeças, fizeram as análises construindo o Teorema de Pitágoras. Na verificação do Teorema, eles conseguiram perceber que o tanto de tampinhas que preenchiam os quadrados dos catetos, era a mesma quantidade que preenchia a quadrado da hipotenusa. Assim, conseguiram calcular a área ocupada e entender que a área do quadrado que tem como lado a hipotenusa é igual a soma da área dos quadrados que tem como lado os catetos. Os alunos demonstraram um grande interesse pela abordagem histórica. Os materiais manipuláveis mostraram ser um elemento apoiador no processo de ensino e aprendizagem, facilitando tanto a abordagem do tema como a compreensão do aluno em relação ao mesmo.