Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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ANÁLISE DE PLANEJAMENTO DE AULA BASEADA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Jéssica Schultz Kuster, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


De acordo com o Regimento Comum das Escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo, uma das atribuições do docente é: ‘elaborar e cumprir o plano de trabalho (...)’ (p.29). A essa atribuição de elaborar, podemos entender como o planejamento anual, trimestral e de aula (ou sequência de aulas). Esse trabalho tem como objetivo relatar como alguns professores que ensinam matemática para o Ensino Fundamental II, elaboram um planejamento de aula baseada em Resolução de Problemas. A atividade aconteceu durante uma disciplina do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática – Educimat, em Vitória, ES. Foi apresentado aos alunos da disciplina um problema verbal de matemática e, a partir dele, poderiam escolher uma turma de um ano escolar qualquer para a qual deviam fazer um planejamento de aula envolvendo Resolução de Problemas. Entendemos a resolução de problemas verbais de matemática tal qual (SOUZA; GUIMARÃES, 2015, p.138): “Resolução de problemas verbais de matemática (RPVM) é a resolução de problemas de matemática formulados por escrito em linguagem natural, eventualmente permeada por elementos da linguagem própria da matemática”. Para analisar os planejamentos, utilizamos o QAIPS - Quality Assessment of Instruction in Problem Solving, que é um instrumento metodológico que foi construído a fim de avaliar a qualidade do ensino em aulas de Resolução de Problemas de Matemática. O QAIPS é dividido em Planejamento e Execução da Aula. A execução da Aula é subdividida em: Apresentação do Problema, Processo de solução, Compartilhamento de soluções e Avaliação dos Estudantes. Ligado a cada um desses tópicos existem subdivisões, totalizando 46 elementos. Para esse trabalho, analisamos os 16 primeiros, referentes ao planejamento. Ao analisar três planejamentos, verificamos que apenas dois itens do QAIPS foram contemplados pelos professores: Q3 - o planejamento de ação para verificar possíveis obstáculos de compreensão; Q6 - apresentação de linha de conduta para atuação e condução do professor. Um dos planejamentos não contemplou nenhum dos itens analisados. Durante a apresentação do planejamento, um professor/aluno do curso mencionou que: ‘essa parte do planejamento eu não faço no cotidiano. Não consigo fazer, e acho que, em parte, porque não sou cobrado, mas em parte porque eu também me acomodei’. Concluímos, a partir dos dados analisados, que os professores têm dificuldade em planejar aulas baseadas em Resolução de Problemas, em parte porque não têm o hábito de apresentar planejamentos, em parte por não dominarem a Resolução de Problemas. 

Texto completo: Análise de planejamento