Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MODELLUS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO.

João Luciano Araujo Viana

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Pretende-se neste trabalho apresentar uma proposta didática da utilização do Software de ensino Modellus na interdisciplinaridade da matemática com a física, embasando-se na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, de forma a constituir uma proposta didática da utilização do Software na análise de fenômenos físicos de modelagem matemática adequada para o Ensino Médio. No que se diz respeito ao software, o presente trabalho apresenta-se direcionado ao ensino e análise do estudo de funções, considerando para tal as aplicações das ferramentas matemáticas no cotidiano e integrando com os avanços tecnológicos diretamente ou indiretamente ligadas ao cotidiano dos alunos, de modo a apresentar-se como uma ferramenta impulsionadora da interatividade e agilidade na busca do saber científico (ANDRADE, 2016, p.17). Partindo da ideia que a instituição tem por objetivo a construção do intelecto social e científico dos indivíduos torna-se necessário a utilização de ferramentas tecnológicas em paralelo a metodologias de ensino aplicadas no conhecimento científico, em especial as ferramentas matemáticas, seja elas no ambiente escolar ou no dia a dia do aluno, como meio de transformação objetivando a resolução de problemas. Com as crescentes discussões que englobam a reestruturação do sistema e métodos de ensino, especialmente nas áreas da ciência da natureza, procurou-se desenvolver juntamente ao NEEF- Núcleo de Estruturação do Ensino de Física, IFES-Cariacica, diversos trabalhos com o objetivo de diversificar o ensino de física e modelagem matemática. O trabalho que será apresentado vem propor uma ferramenta muito utilizada no ensino da física, que originou-se em Portugal com intuito de acrescentar às salas de aula um ambiente de livre modelagem matemática tendo como resposta uma interface simples e didática, sem a necessidade da utilização de linguagens de programação ou conhecimentos específicos de difícil acesso a alunos do Ensino Médio. Segundo os PCN’s, (p. 62/63),  “É importante que estimule os alunos a buscar explicações e finalidades para as coisas, discutindo questões relativas à utilidade da Matemática[...]” (PCN’s,p. 62/63 Apud Santos,2007,p.27 ), logo o software Modellus apresenta-se como uma ferramenta abrangente no contexto das aplicações e modelagens matemáticas, visando sempre o pleno desenvolvimento do processo de ensino - aprendizagem vinculado aos fenômenos físicos do seu cotidiano, seja estes intuitivos ou não.