Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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ESTUDOS DE ÁREA E PERÍMETRO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE PLANTAS BAIXAS RESIDENCIAIS

Glaziela Vieira Frederich, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado profissional que analisa indícios de apropriações de conceitos de grandezas geométricas no Ensino Fundamental a partir de construção de plantas baixas residenciais. Além disso, apresenta uma sequência de ações a fim de estudar conceitos de grandezas geométricas e capacitar os alunos a utilizarem materiais manipulativos, com ênfase ao aprendizado de área e de perímetro. O nosso objetivo com este trabalho é apresentar um breve resumo dessas ações culminando na elaboração de duas plantas baixas residenciais: “Minha Casa” e “A casa dos meus sonhos” destacando indícios de apropriações de conceitos de grandezas geométricas. Para sustentar o tema principal da pesquisa, optamos pelos trabalhos de Douady & Perrin-Glorian (1989), que propõe em seus estudos que o conceito de área como grandeza favorece a construção das relações necessárias, entre os aspectos geométricos e numéricos. Ainda nesse contexto, fez-se necessário os estudos de Bellemain e Lima (2002) que tratam do ensino e aprendizagem das grandezas geométricas. Para dar suporte à questão diretamente ligadas a utilização dos materiais manipulativos, investimos nossas leituras no trabalho de Vale (2002), que justifica a necessidade de recorrer a determinados suportes educativos durante o processo de ensino e aprendizagem. Como teoria e prática são duas categorias que indicam uma relação, fez-se importante as contribuições de Vasquez (1977,1997), que trata desta indissociabilidade. E por fim, considerando a escola como lugar de fundamental articulação entre teoria e prática, tratamos ainda nesta pesquisa sobre a Atividade de Estudo segundo Martins (2016), cuja mediação do professor tem papel essencial na organização do ensino de modo que permita ao estudante apropriar-se da cultura. Consequentemente, essa pesquisa também é sustentada pelos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, e em particular a Teoria da Atividade, que segundo Leontiev, Vigotski e Davidov, destacam a atividade e sua relação com os motivos como elemento de mediação do processo de apropriação do saber universal do homem. O procedimento metodológico utilizado nesta pesquisa foi segundo os pressupostos de um experimento didático, que foi organizado e desenvolvido durante o ano letivo de 2017 com alunos do 8° ano de uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Vitória-ES. Os resultados mostram as relações de cumplicidade entre os alunos, entusiasmo da turma, tendo em vista a diversidade de tarefas e recursos e, principalmente, indícios de apropriação sobre o conteúdo de área e perímetro. Como por exemplo, que duas figuras distintas podem ter mesma área ou mesmo perímetro. E, além das aprendizagens conceituais dos conteúdos envolvidos, foram superadas dificuldades de medir e desenhar. A culminância dessa pesquisa se deu com a socialização das plantas baixas em aula de matemática e exposição destas no mural da escola na mostra cultural que aconteceu no mês de novembro.


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