Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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REVISITANDO CONCEITOS DE FUNÇÕES ATRAVÉS DO JOGO “ONDE ESTÁ O ERRO? ”

Paulo Henrique Krohling, Lucas dos Santos Reis, Vinicius Barreto Silva, Hudson Garcia Alves de Oliveira Junior, Filipe Luis Schmith Moreno Ramos

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Este trabalho discorre sobre o ensino de função, tema essencial para o desenvolvimento do pensamento matemático na escola básica, necessário para expressar a relação entre grandezas e modelar situações-problema. Apresentado na forma de relato de experiência, este trabalho foi produzido em parceria com o PIBID e através de observações durante as aulas, em turmas de 1º ano do ensino médio, viu-se necessário realizar uma atividade envolvendo o conteúdo de funções, do primeiro e segundo graus, uma vez que esse se caracteriza um conhecimento fundamental para o prosseguimento do estudo de Matemática no ensino médio e os alunos apresentavam algumas dificuldades conceituais em relação a esse conteúdo. Relatamos uma das experiências realizadas, na qual foram desenvolvidos e aprimorados conhecimentos de funções com o auxílio do jogo “Onde está o erro? ”, o jogo utilizado foi adaptado de experiências anteriores (PALMEIRA; SÁ; SOUZA, 2013). Tal atividade foi desenvolvida com os alunos de quatro turmas de primeiros anos do ensino médio de uma escola da rede estadual localizada no município de Vitória – ES, durante o segundo semestre de 2017. O jogo, como atividade de aprendizado, estimula o crescimento e o desenvolvimento, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, a observar e conhecer as pessoas e as coisas do ambiente em que se vive. A construção de um espaço de jogo, de interação e de criatividade proporciona o aprender com seu objetivo máximo, com sentido e significado, tornando o ambiente amigável e onde o aluno tem vontade de aprender. O professor pode desenvolver atividades/jogos que farão seus alunos pensarem sobre suas dificuldades de aprendizagem. No entanto, eles também devem ter momentos em que possam trabalhar em grupo, podendo compartilhar seus questionamentos e dúvidas. Durante o jogo, as turmas participantes foram divididas em trios, uma vez que cada trio receberia 8 fichas durante toda a atividade. Cada ficha possui informações sobre uma determinada função, porém, uma dessas informações é incoerente com as demais. A maioria das fichas possui três representações diferentes da função (gráfica, diagrama e sua lei de formação), seu domínio e imagem. Totalizando cinco informações. O objetivo da atividade era de os alunos, através de um olhar crítico, encontrassem os erros presentes nas fichas. A atividade não necessitou de muitos materiais, apenas as fichas entregues pelos bolsistas. A duração da atividade foi de 55 minutos em cada turma, sendo que foi aplicada em quatro turmas de primeiro ano com cerca de 20 alunos presentes em cada sala trabalhada. A grande parte dos alunos reagiu bem à atividade proposta, tendo uma participação bem significativa e proveitosa. Acreditamos que esse jogo atingiu o objetivo proposto, pois foi mais uma das possibilidades de trabalhar conceitos da disciplina não utilizando o ensino tradicional e fez com que os alunos trabalhassem entre si e proporcionou aprendizado por meio da investigação e interação com os demais colegas.