Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DEMOSNTRANDO O TEOREMA DE PITÁGORAS COM O AUXILIO DO GEOPLANO

jose alves de paula, gabriel henrique rodrigues da silva, fred augusto pulz, sheila mara silva santos, alexandre krüger zocolotti

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Este trabalho apresenta uma situação de prática de ensino desenvolvida em sala de aula de Matemática com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da “EMEF Padre Anchieta” localizada na Ilha de Santa Maria, Vitória ES. A atividade, em forma de oficina pedagógica, utilizou como abordagem metodológica o uso do Geoplano como recurso pedagógico para o ensino da Geometria. O Objetivo foi demonstrar o Teorema de Pitágoras, articulando com aspectos históricos desse conteúdo, bem como aplicar o triângulo pitágórico em situações do cotidiano. Dialogando com Lorenzato (2006) e Vale (2002), entendemos que a atividade de oficina integrada ao uso de materiais pedagógicos proporciona ao aluno um aprendizado que parte da intuição e manipulação do objeto, levando-o ao processo de abstração do conceito e construção do conhecimento matemático. Na organização da oficina, os alunos foram distribuídos em duplas, num processo de interação entre os mesmos por meio do diálogo problematizado pela mediação da atividade no geogebra, associando o aspecto lúdico ao conteúdo matemático.

Constatamos que o uso de material didático manipulável, quer seja no ensino fundamental, quer seja no Ensino Médio, torna a aula mais atraente e motivadora, permitindo que o conteúdo lecionado ganhe significado. Outro aspecto importante foi que, durante a oficina surgiam dúvidas não somente em relação ao conteúdo que estávamos desenvolvendo na oficina, o que oportunizou retomar conteúdos e assuntos já estudados anteriormente e que se faziam necessários no momento da oficina. Concluímos destacando a motivação e interesse dos alunos, pois foram participativos durante a atividade e levantaram perguntas e dúvidas para os bolsistas e para a professora regente. Vale ressaltar a importância do Pibid, ao proporcionar momentos como esses em nossas vidas como licenciandos e futuros professores, além da oportunidade de estar na frente de uma atividade com a permissão da professora supervisora que em todo momento esteve disposta ajudar na atividade.