Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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ORIGAMIS: EXPLORANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA PLANA NA ARTE MILENAR ORIENTAL

Maria Edwirgem Ribeiro da Silva

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


O presente texto versa sobre uma prática educativa que envolveu o estudo de conceitos de Geometria plana e os Origamis que foi realizada por 22 estudantes de uma turma de 9º ano de uma escola municipal de Cariacica. Este projeto justifica-se pela necessidade de alunos de 9º ano conhecerem a Geometria plana inclusa na arte do Origami (Ori: dobrar; Kami: papel), bem como seus aspectos culturais, pedagógicos, terapêuticos, entre outros, a fim de serem multiplicadores de alguns exemplares, como: Flor de Lótus, Sapo, Tsuru, Coração inflável e Ave, para pessoas da comunidade, em uma oficina sobre Origami que foi realizada no dia da Família na Escola, na data de 11 de novembro (Origami´s day).  Com isto, objetivamos trabalhar conceitos fundamentais de Geometria Plana; conhecer técnicas de origami e confeccionar origamis. Utilizamos conteúdos de Geometria, Dobraduras e História do Origami. O trabalho interdisciplinar foi realizado entre as disciplinas de Matemática (Geometria plana), a Educação Física (Coordenação motora) e a Geografia (História e produção de Origamis). O projeto se realizou da seguinte forma: Convidamos o professor de Geografia para realizar uma oficina em sala de aula com os estudantes para ensinar-lhes os origamis supracitados, uma vez que este dominava a referida arte. Esta oficina teve duração de 06 aulas, que teve a aula de Matemática sobre alguns conceitos de Geometria (reta, triângulo, quadrado, etc.) e um vídeo como elementos motivadores para os estudantes. A partir daí, a turma foi dividida em 05 grupos e cada grupo foi responsável pela produção de um origami. Os professores foram mediadores no processo e o envolvimento dos estudantes foi intenso de forma que alguns por interesse próprio foram pesquisar na internet e aprender origamis diferentes dos que foram ensinados em sala de aula.  No dia da Família na Escola, 15 estudantes foram monitores na oficina ofertada à comunidade escolar. Eles se revesaram em uma escala de 05 oficineiros por hora e o resultado foi muito gratificante tanto para os alunos quanto para professores e comunidade. Os familiares ficaram orgulhosos de verem seus filhos produzindo e ensinando uma arte tanto para eles quanto para os vizinhos e conhecidos. Os origamis produzidos em sala de aula foram distribuídos para o público, bem como os que foram ensinados.  A avaliação foi realizada durante todo o processo, desde o início com as informações/orientações dos professores até a conclusão do origami, observando a coordenação motora, a concentração, envolvimento e a qualidade do produto final alcançada pelos estudantes.