Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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DESCOBRINDO AS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS

Caroline Silva Soares, kevila Cezario de Morais, Francielle Quaresma Farias da Silva

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Relatamos aqui uma experiência envolvendo uma oficina sobre Relações Métricas no Triângulo Retângulo, realizada durante segundo semestre de 2017 em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Municipal de Vitória - ES. Nosso objetivo, ao aplicarmos a intervenção, era a dedução, por parte dos alunos, das chamadas “relações métricas do triângulo retângulo”. A proposta, organizada junto com a professora supervisora da escola parceira, empregou materiais manipuláveis – no caso, triângulos retângulos feitos em cartolina, sendo que cada aluno recebeu três triângulos diferentes – que permitissem a construção das relações a partir da visualização dos ângulos e dos lados envolvidos. Logo no início das atividades, apresentamos as “relações métricas do triângulo retângulo” para, em seguida, questionarmos se alguns saberiam como chegar a cada um daqueles resultados. Nesse momento, nossa ideia era motivá-los e engajá-los no processo seguinte, que seria o entendimento do processo de dedução de cada uma das “fórmulas” que apresentamos. De posse dos triângulos de cartolina, cada aluno deveria destacar os ângulos nos triângulos, o que os permitiria visualizar, no futuro, a existência de ângulos congruentes em triângulos diferentes. Em seguida, cada aluno deveria cortar um dos três triângulos que foram entregues na linha da altura que divide o ângulo reto do triângulo e daí eles os relacionariam dois a dois e encontrariam as nove relações sendo duas repetidas. Apesar de saber que duas das fórmulas encontradas por eles eram repetidas, deixamos livres para que a própria turma percebesse isso, e assim que eles terminaram de encontrar as fórmulas, avisaram que duas se repetiam. Isto foi importante para eles perceberem, que além de disso, estavam trabalhando a comutatividade. Ficou claro o interesse deles na aula ministrada, a partir da participação de cada um. Outro ponto importante, foi o desenvolvimento individual de cada aluno para reconhecer as fórmulas, notamos que se divertiram brincando com as regras de semelhança para reconhecer as novas fórmulas. Sendo assim, os exercícios propostos pela professora foram resolvidos sem muita dificuldade pelos alunos, e os fizeram compreender ainda mais o conteúdo, deixando claro que aulas demonstrativas e dinâmicas, com materiais manipuláveis torna a experiência dos alunos algo motivador os fazendo ter interesse pela disciplina. Vale ressaltar, que essa atividade serviu como uma introdução para o estudo do triângulo pitagórico. O objetivo final esperado pelos idealizadores do projeto foi alcançado e acredita-se que trabalhos deste tipo, provam que é necessário elaborar mais aulas com materiais manipulativos permitindo que o estudante tenha autonomia no processo de aprendizagem.


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