Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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Design de Jogos Computacionais Livres: Articulação entre a Matemática e a Parte Diversificada do Currículo da Escola em Tempo Integral

Daniel Moreira dos Santos

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


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Este texto é resultado de uma experiência com dez estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola em Tempo Integral do município de Vitória, Espírito Santo. A experiência constituiu um dos projetos aprovados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr/CDV/Facitec), edição de 2017. Neste trabalho pretendíamos desenvolver um jogo computacional livre que articulasse o aprendizado em Matemática com as temáticas que abarcam a Parte Diversificada do currículo da Escola em Tempo Integral. Para este fim, desenvolvemos uma investigação de natureza qualitativa com traços da etnografia e de cunho exploratório, descritivo e explicativo (ANDRÉ, 2008; FIORENTINI; LORENZATO, 2006; GIL, 2009). O jogo foi desenvolvido no ambiente escolar (laboratório de informática e sala de matemática) usando ferramentas de programação e desenho disponíveis. Como a escola funciona em tempo integral, o projeto foi desenvolvido durante os encontros do clube de Games (toda quarta-feira, 12:10 às 13:55) e, em treze sábados de 08:00 às 11:00. Selecionamos amostras do desempenho de dois estudantes ao longo de todas as etapas de desenvolvimento do jogo. A tabulação, categorização, análise e interpretação dos dados foi realizada observando-se a metodologia de análise de conteúdo que busca inferir conhecimentos com relação às condições de produção e recepção de mensagens (BARDIN, 1977) e a metodologia de resolução de problemas (POLYA, 1945). Acreditamos que a escola é um espaço de possibilidades para além dos tópicos curriculares. Os resultados deste estudo mostram que existe espaço para a educação em múltiplas dimensões (cognitiva; cognitiva/produtiva; afetivo-relacional; dimensão do ser – construção da identidade) e apropriação de conhecimentos necessários para se viver com qualidade no século XXI, também em aulas de Matemática.


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