Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ENSINANDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – E NO PRINCÍPIO ERAM NÚMEROS.

Rodrigo Ferreira Peres, Higor S. Majoni, João M. Neto, Rodolfo Chaves

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Tem sido observado que, atualmente, as técnicas de ensino têm sido aperfeiçoadas de acordo com as mudanças ocorridas na sociedade contemporânea. A velocidade com que informações são difundidas tem influenciado a forma de vida das pessoas, fazendo com que seja necessário o uso de formas diferenciadas de transmissão de tais informações, visando a captação do interesse do receptor.

No ensino da matemática não é diferente, pois é necessário que haja um envolvimento por parte dos alunos com o que é apresentado pelo professor.

Diante disso, a proposta desta mostra é fomentar o desenvolvimento de ferramentas didáticas que possam auxiliar os professores de matemática na transmissão do conteúdo. Para tanto, utilizar-se-á o gênero textual das histórias em quadrinhos a fim de tratar de conteúdo matemático relacionado à história da criação dos números e dos conceitos matemáticos.

A abordagem utilizada tem como objetivo o desenvolvimento do interesse dos alunos pela matemática, valendo-se da suavização do conteúdo, através das histórias em quadrinhos. Fazendo assim, com que seja mais palatável à classe o assunto matemático a ser tratado nas aulas.

Por se tratar de gênero textual que possui um viés de irreverência e entretenimento, espera-se que seu uso possibilite a retirada das barreiras criadas por alguns alunos no que diz respeito à matemática.

O tema escolhido se deu ao fato de que tem se mostrado cada vez mais pertinente o ensino da história da matemática durante a introdução de um determinado conteúdo. Este trabalho é uma proposta lúdica para que seja feita tal introdução de conteúdo matemático através do uso de histórias em quadrinhos, de modo a despertar interesse por parte dos alunos, fazendo com que os mesmos associem a matemática a atividades prazerosas, a exemplo da leitura irreverente que o gênero textual de histórias em quadrinhos possibilita.

Conclui-se, através de atividades correlatas executadas anteriormente, que o uso dos quadrinhos como ferramenta de contextualização de conteúdos matemáticos tem alto índice de aceitação por parte dos alunos. Fica claro ainda que, entre alunos dos níveis fundamental e médio, há um despertar do interesse inicial surpreendente. Diante disso justifica-se o uso da presente atividade para a introdução e ensino de temas matemáticos, especificamente nesta atividade a história da matemática.