Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Alexandre Carlos Augusto Souza Nascimento, Oscar Luiz Teixeira de Rezende

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Nas últimas décadas, pesquisadores têm pensado muito a respeito do papel do aluno enquanto um ser crítico nas aulas de Matemática e em como professores devem buscar metodologias para que os façam ser mais criativos e questionadores, passando a ver a Matemática como um instrumento importante não somente para a sala de aula, mas como uma ferramenta que pode ser útil dentro de seu contexto social. Pensando desta forma, este trabalho tem por objetivo analisar como uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica pode contribuir para o desenvolvimento das competências estatísticas, literacia, pensamento e raciocínio, em uma turma de ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo- Ifes, do campus Vitória. A pesquisa se dará por meio de uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica para trabalhar o conteúdo de tratamento de dados. A princípio o professor pesquisador irá definir juntamente com a professora regente qual o tema será abordado nas aulas. É importante salientar que é fundamental a participação ativa dos alunos durante todo esse processo, pois se busca desenvolver principalmente o raciocínio crítico com relação à Matemática que lhe será apresentada. As bases teóricas que sustentam a pesquisa serão: a educação matemática crítica, na visão de Skovsmose (2008, 2013 e 2014) a Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica, que terá como referência Barbosa (2001, 2003 e 2007) e a Educação Estatística, baseada nos trabalhos de Garfild e Gal (1999) e Campos, Wodewotzki e Jacobini( 2013). A produção de dados da pesquisa se dará por meio do diário de bordo do pesquisador, entrevistas, gravações em áudio e vídeo, e produção textual dos alunos. A produção de dados da pesquisa será organizada por meio de categorizações, com base em Laurence Bardin (2011), para observar indícios do desenvolvimento das competências estatísticas. A expectativa da pesquisa é que o ambiente de aprendizagem, construído por meio da atividade de Modelagem Matemática, contribua para desenvolver nos alunos as competências estatísticas. Ao final deste trabalho, um guia didático será construído com objetivo de dialogar com professores sobre as possibilidades de se trabalhar o conteúdo de tratamento de dados no ensino médio por meio de uma atividade de Modelagem Matemática.


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