Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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PLANTAS BAIXAS RESIDENCIAIS E GRANDEZAS GEOMÉTRICAS: PRODUÇÕES DE ALUNOS DO 8ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Glaziela Vieira Frederich, Ana Laura Gomes de Oliveira, Esther Pereira Parassu, Karollayne Santos Carolino de Freitas, Layza Elizangela de Oliveira Souza, Maria Eduarda Siqueira Pereira, Rian de Oliveira dos Santos, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


O trabalho em questão refere-se a elaboração de plantas baixas residenciais, desenvolvida com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Vitória/ES, durante uma pesquisa de mestrado profissional. Essa tarefa visou apreender como os alunos ressignificam a atividade de aprendizagem de Grandezas Geométricas a partir da representação gráfica da planta baixa. Nosso objetivo é apresentar o percurso metodológico de elaboração de duas plantas baixas residenciais: “Minha Casa” e “A casa dos meus sonhos”. A primeira planta representou suas próprias residenciais, e a segunda criou um projeto que satisfizesse seus sonhos. Para a confecção das plantas baixas, solicitamos, em sala de aula, aos alunos que desenhassem o croqui I de suas casas contendo a disposição dos cômodos, portas e janelas, sem medições. A tarefa croqui II, realizada em casa, deveria conter as disposições e medições de todos os ambientes. Dando sequência, pedimos que eles comparassem os dois croquis I e II, e então questionamos:  o croqui II feito em casa está igual ao croqui I? Muitos alunos perceberam que os desenhos estavam diferentes. Solicitamos que fixassem a folha sulfite A3 na prancheta e que marcassem um ponto à esquerda e inferior a folha, para dar início ao desenho. Os alunos fizeram ao mesmo tempo, uma linha vertical e horizontal, a partir do ponto. E, marcar um espaçamento de 15 cm (medida real) de cada linha desenhada no sentido de fora para dentro, formando um L, referência inicial do desenho. A seguir, foram instruídos a observarem as medidas horizontais de seus respectivos croquis e utilizarem a escala 1:50, ressaltando que a cada mudança de ambiente teria que dar um espaçamento de 15 cm, que representaria as paredes. Após concluírem as paredes determinaram janelas e portas, e posicionaram móveis e louças sanitárias com auxílio de gabaritos feitos pela professora. Após estarem prontos no papel sulfite, os desenhos foram transferidos para uma folha vegetal A3 com caneta permanente. Utilizamos canetas permanentes 2.0 mm para preencher as paredes e caneta 1.0 mm, para contornar o resto do desenho. Terminado essa etapa, preencheram uma tabela contendo as informações dos cômodos, suas medidas e respectivas áreas. Para desenvolver a planta baixa “A casa dos meus sonhos”, os alunos pesquisaram na internet modelos de plantas baixas e elaboraram um croqui sem medidas, pois, as mesmas seriam determinadas em sala de aula, ao desenharem a planta baixa em papel sulfite A3. Durante o desenvolvimento foi preciso intervenções da professora para evitar incoerência não convencionais, por exemplos: ambientes coletivos menores que os ambientes individuais, banheiro cujas portas abrem para um ambiente coletivo, ambientes sem ventilação, dentre outros. A elaboração das duas plantas durou 16 aulas geminadas, equivalendo a 32 aulas de 50 minutos. A culminância se deu com a socialização das plantas baixas em aula de matemática e exposição no mural da escola na mostra cultural em novembro de 2017. A tarefa foi significativa, pois além das aprendizagens conceituais dos conteúdos envolvidos, foram superadas dificuldades de medir e desenhar.