Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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EXPLORANDO TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS A PARTIR DO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA

Solange Taranto Reis, Marilete Batista da Vitória Abadi, Anderson Barcellos

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Esta atividade foi realizada com professores de Matemática, alunos do curso de especialização em ensino de Matemática para o ensino Médio Matem@tica na pr@tica oferecida pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na modalida de Ensino á Distância semipresencial (EAD), pólo Vitória, como parte de avaliação da disciplina de Desafio Geométrico. Segundo as orientações do PCN ( BRASIL,202,p.127) é importante que o aluno tenha oportunidade de se familiarizar com as tecnologias e com os softwares e nós professores devemos ter contato com essas tecnologias e levarmos para a sala de aula como instrumento para o processo de ensino e aprendizagem, sendo assim,para a realização desta atividade optamos por trabalhar o conteúdo geométrico de isometria, mais especificamente a transformação geométrica de rotação, utilizando o software GeoGebra com o obejtivo de mostrar que o uso dessa ferramenta tecnológica dinâmica e interativa para o ensino de geometria, permite que o aluno movimente as figuras geométricas facilitando a compreensão das construções realizadas.Para a realização da atividade, elaboramos um manual de orientação sobre a utilização de algumas ferramentas e propusemos uma atividade utilizando rotação de uma figura plana ao redor de um ponto. A atividade teve duração de 30 minutos, entre aplicação da atividade e discussão sobre sua potencialidade e os desdobramentos que o software GeoGebra permite para o ensino e aprendizagem da Matemática. Como resultado observamos que os professores presentes: apresentaram dificuldades de localizar as opções descritas no manual, nos evidenciando uma oportunidade de melhoria do manual, como ilustrar o passo a passo com os ícones do software tornando mais visual a sequência didática; dificuldade em encontrar o ângulo de 37º, mostrando pontualmente, que até mesmo nós professores já graduados ainda temos problemas de interpretar conceitos básicos de Geometria e por isso temos a necessidade de formação continuada; verificamos também, que o avanço tecnológico não substitui a comunicação verbal e o contato pessoal, a relação presencial entre o locutor da mensagem e o receptor foi fundamental para a prática da comunicação eficaz, que por mais que utilizemos um software a presença do professor e seu conhecimento teórico é primordial para a conclusão da atividade. Como resultado percebeu-se que nosso objetivo foi alcançado, devido ao fato dos alunos da especialização perceberem como o uso do software GeoGebra, mesmo sendo seu primeiro contato com o software, facilita a movimentação de figuras geométricas e a compreensão das construções realizadas.

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