Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ENSINO-APRENDIZAGEM DAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS A UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE WILLIAMS A PARTIR DA DEFECTOLOGIA

Flavia Fassarella Cola dos Santos, Edmar Reis Thiengo

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Resumo: O passado das pessoas com algum tipo de deficiência, intelectual ou física, foi marcado por um descaso social significante. No entanto, houve movimentos, de uma camada da sociedade, que reivindicaram os direitos desses sujeitos e, dessa forma, esses indivíduos conseguiram ser representados por órgãos e, consequentemente, iniciar uma participação ativa e responsável na sociedade a qual estavam inseridos. Outro marco importante dessa trajetória histórica foi o vínculo com a medicina e a psicologia, pois a produção teórica e as ações, dos profissionais dessas áreas, para a inserção das crianças excepcionais contribuíram significativamente para a modalidade de ensino especial. Sobre a Educação Especial, entende-se que é uma modalidade de ensino que deve atender ao sujeito com deficiência quanto aos métodos e aos conteúdos e, nessa perspectiva de (re) pensar as práticas de ensino e considerar as singularidades do deficiente, valorizando-o no processo de ensino-aprendizagem, propõe-se desenvolver a investigação com o intuito de responder ao problema: como o ensino-aprendizagem da multiplicação a uma criança com Síndrome de Williams pode ser favorecido por um jogo, tendo por base o princípio da Defectologia? A pesquisa intenciona fazer uma análise de como o ensino-aprendizagem da multiplicação a uma criança com Síndrome de Williams pode ser favorecido por um jogo, tendo por fundamento de aplicação e de análise os mecanismos compensatórios da Defectologia. Titula-se como um estudo qualitativo, apresentando como percurso metodológico o estudo de caso exploratório único, definido por Yin (2001), com o propósito de verificar a validade da utilização do lúdico na aprendizagem de uma criança com Síndrome de Williams e direcionada para a investigação dos mecanismos compensatórios da Defectologia de Vygotsky em um contexto de aprendizagem vivenciado por um estudante deficiente intelectual. No desfecho da pesquisa, planeja-se elaborar um guia didático direcionado a auxiliar o processo de ensino-aprendizagem do campo conceitual das estruturas multiplicativas a um discente com a Síndrome. Como a pesquisa está em andamento, espera-se como resultado corrobar que alternativas metodológicas, como o jogo, contribuem para o desenvolvimento cognitivo de discentes com Síndrome de Williams. Projeta-se também que as abordagens Vygotskyanas possam coadjuvar para a educação inclusiva. Almeja-se que a investigação fomente estudos e, consequentemente, contribuições à Educação Matemática inclusiva fazendo, assim, com que a aprendizagem significativa sobre multiplicação seja acessível à todos os discentes, principalmente aos com Síndrome de Williams.


Texto completo: Sem título