Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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REVISITANDO PESQUISAS NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL SOBRE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Dayane Souza Gomes, Fabiany Cezário Dias Torezani, Dilza Côco, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Resumo: O texto apresenta um levantamento bibliográfico, realizado em bancos digitais nacionais durante o mês de janeiro e fevereiro de 2018, onde buscamos selecionar investigações sustentadas em pressupostos da abordagem Histórico-Cultural que abordavam a matemática na educação infantil. Tal levantamento foi realizado na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Dissertações e Teses da Capes. A seleção dos trabalhos contemplados em nossa revisão observou o recorte temporal de 2010 a 2017. Nesse período identificamos alguns trabalhos que atendiam aos descritores como abordagem histórico cultural, matemática e educação infantil. A escolha dos trabalhos foi realizada, inicialmente, pela leitura dos títulos e, posteriormente, pela leitura do resumo. No conjunto dos trabalhos selecionados encontramos sete dissertações e uma tese. As produções selecionadas apresentam discussões que versam sobre a organização do ensino e aprendizagem, entendendo que a aprendizagem ocorre num contexto histórico e social. Além disso, abordam conceitos como Atividade Orientadora de Ensino (MOURA, 2014) e Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1983) e procedimentos metodológicos de pesquisa, neste caso, o materialismo histórico dialético. Essa perspectiva metodológica defende a análise do fenômeno de estudo em seu movimento de constituição, apostando em conceitos como de interação, diálogo, trabalho, mediação, transformação dentre outros da Teoria Histórico Cultural (REGO, 1995). Este levantamento evidenciou a importância da temática e a escassez de trabalhos nesta área, demonstrando assim a necessidade de novas produções e estudos que discutam as especificidades do ensino de matemática na educação infantil, em especial, na formação de professores.  

 

Palavras-chave: matemática, histórico cultural, educação infantil, educação matemática.

 

Referências:

LEONTIEV, A. N. Actividad, Conciencia e Personalidad. Havana: Editorial Pueblo y Educacion, 1983.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópoles, RJ: Vozes, 1995.

MOURA, Manoel Oriosvaldo. A atividade Pedagógica na teoria Histórico-cultural – Brasília-DF:Liber Editora Ltda, 2010.

 

 


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