Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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JOGO EDUCATIVO USANDO O GEOPLANO PARA ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

Daniel Redinz Mansur, Tayara Gomes da Cruz, Janivaldo Pacheco Cordeiro

Última alteração: 2018-06-06

Resumo


Jogos educativos são importantes aliados da licenciatura, consistindo em um recurso didático bastante utilizado na facilitação do aprendizado, possuindo extrema relevância para o desenvolvimento cognitivo do aluno, agindo de forma mediadora entre o lúdico e o educativo, favorecendo a aprendizagem, uma vez que estimula a exploração e a solução de problemas. O jogo educativo apresentado na feira foi desenvolvido pelos autores deste trabalho e tem como base o Geoplano, um recurso bastante utilizado no ensino da geometria plana, que consiste em uma malha quadriculada formada por pregos igualmente espaçados e fixados em uma placa de madeira. Para a construção do Geoplano foram utilizados 225 pregos pintados alternadamente de preto e branco. Diante disso, os jogadores deverão, a partir de regras pré-definidas, tomar “Ações” para cumprir suas “Missões” e fazer o maior número de pontos para ser o vencedor. As “Missões” possuem diversos níveis de dificuldade e consistem em representar no Geoplano polígonos, demandando para isso conhecimentos específicos da Geometria Plana. Cada missão possui uma determinada pontuação graduada conforme seu nível de dificuldade. Após a introdução de determinados assuntos, o jogo possibilita o aprofundamento dos temas e pode auxiliar o professor na avaliação do aprendizado através da observação dos alunos enquanto jogam. Para a feira apresentamos um banner com as instruções necessárias para a aplicação e desenvolvimento do jogo: regras, importância e objetivos. Para sua realização utilizamos o Geoplano, elásticos coloridos, cartas com as “Missões” e cartas de “Ação”. Assim, uma vez em contato com o jogo e suas regras, os participantes podem por meio do manuseio explorá-lo, favorecendo o seu entendimento, pesquisando por meio de materiais manipulativos e a partir disso construir conceitos que serão melhor explorados quando visíveis no Geoplano. É importante ressaltar que a Geometria é disciplina que acompanha os alunos desde o início do ensino fundamental, mesmo que de modo não formal, e requer certo nível de abstração, com elevado número de conceitos que são introduzidos até o fim do ensino médio, sendo relevante que seu aprendizado seja realizado de forma consolidada. O jogo em comento aborda diversos temas específicos de Geometria Plana, tais como: ângulos, perímetro, área, propriedades de polígonos, polígonos côncavos, polígonos convexos e coordenadas cartesianas. Os temas a serem abordados podem ser selecionados de acordo com o público alvo, bastando para isso escolher o nível de dificuldade das cartas de “Missões” que serão utilizadas no jogo. Este jogo possui diversos elementos para tornar o aprendizado uma diversão, tendo como objetivo ser uma ferramenta de ensino que não fosse vista pelos alunos como uma imposição maçante. A partir da sua exposição na feira ao público em geral, em especial aos membros da comunidade acadêmica ligados à licenciatura em matemática, espera-se que ele poderá ser aplicado pelos autores desse trabalho, futuramente, em Oficinas e/ou Aulas, para as quais serão elaborados Relatos de Experiência, assim como poderá ser aplicado por professores como instrumento de auxílio didático em suas aulas.

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