Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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MATEIAL MANIPULAVÉL PRÁTICO PARA O ENSINO DE EQUAÇÃO

Thaciane Jähring Schunk, Josiane Barroso Mafra, Rodrigo Sena Silva, Karina Marques Pereira

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


A criação de material manipulável ou material concreto para o ensino de equação no sétimo ano do ensino fundamental foi uma estratégia escolhida com o intuito de favorecer a compreensão deste conteúdo.  A utilização de material concreto no ensino da matemática foi um recurso essencial, eficaz e de baixo custo. O uso desses materiais pode contribuir no ensino dos conceitos tornando as aulas motivadoras, interativas e atraentes. Por meio dos materiais concretos podemos contribuir para a facilitação da abstração e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento do aluno. Ademais, consoante Vale (2002) o uso de materiais manipuláveis torna as aulas de Matemática mais dinâmicas e proveitosas. É um recurso que não somente promove o interesse dos discentes, mas também, eles possuem uma maior interação com o objeto de estudo buscando-se a melhor compreensão do conteúdo. A ideia de criar o material foi devido a dificuldades dos educandos de compreenderem de maneira abstrata as equações, assim buscamos criar um material com o intuito de facilitar o ensino desse conteúdo. No entanto, não poderia ser um material caro e nem pesado, pois isso dificulta o transporte desse para o professor que já carrega tanto livros, cadernos e outros materiais. Diante disso, criamos uma balança como ferramenta para o ensino de equações. A balança foi criada utilizando papelão, pano, papel cartão e cola, e, os materiais para simular os pesos foram também feitos com papel cartão, dessa maneira conseguimos criar um material simples, prático e de baixo custo, que contribuiu para o ensino de equações. Evidenciamos que tal material contribuiu para os alunos compreenderem o significado de equações e a realizarem as operações. Este material auxilia não somente o resultado, mas também o significado. Contemplou a ideia de Vale (2002) que diz que o objetivo principal dos materiais manipuláveis é passar a ponte entre o concreto e o abstrato. Essa proposição dialoga com as nossas observações em sala de aula, que indicam que a utilização da balança colaborou com a independência do aluno de buscar saber, de conhecer, até de desenvolver habilidades de cálculo mental e mostrou a importância do material na aprendizagem de conteúdos posteriores.