Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

TAPETE DO CONHECIMENTO: UMA METODOLOGIA LÚDICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Danyelle Oliveira Loiola Sampaio do Nascimento, Cristiane Neves Angelo

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


O jogo faz parte da relação da criança com o mundo, com as pessoas, com os objetos e os espaços, pois possui grande força socializadora no desenvolvimento infantil. O jogo permite que as crianças expressem sua forma particular de ser, de se identificar, de experimentar, de descobrir suas capacidades e limitações. Segundo os PCNs (BRASIL, 1997), para as crianças o jogo é muito prazeroso instigante e genuíno, pois gera interesse e prazer. Dessa forma, é importante que os jogos façam parte da educação e do convívio sócio escolar.

Nessa perspectiva, o presente trabalho faz parte de uma “aula show” proposta na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática ministrada no 4° período do curso de Pedagogia de uma instituição privada em Serra-ES.

Diante disso, elaboramos o jogo “Tapete do Conhecimento” que tem por objetivo vivenciarmos uma aula de matemática diferenciada, com o propósito de mostrar a importância do uso de jogos na disciplina, dentro do processo de ensino-aprendizagem, que ocorre de maneira lúdica. O uso de jogos contribui no desenvolvimento da criticidade, do raciocínio lógico, da agilidade, da construção de estratégias, do trabalho em grupo, do respeito as regras, possibilitando ao aluno uma reflexão e compreensão do conteúdo ministrado em sala de aula, promovendo a integração da teoria com a prática. Rêgo e Rêgo (2000) destacam a importância da introdução de novas metodologias de ensino, onde o aluno seja sujeito da aprendizagem, levando em consideração os aspectos recreativos e lúdicos das motivações próprias de sua idade, sua imensa curiosidade e desejo de realizar atividades em grupo.

As disciplinas envolvidas no jogo Tapete do Conhecimento são matemática e língua portuguesa. Em matemática, abordamos as operações da multiplicação, adição, subtração e divisão, números decimais, múltiplos e divisores. Na língua portuguesa, abordamos a oralidade, interpretação e a escrita.

O primeiro momento do jogo, parte de algumas perguntas como: Vocês gostam de matemática? E o que vocês acham de aprender a matemática utilizando um jogo? No segundo momento, a turma foi dividida em grupos com 4 alunos, onde cada grupo se posicionou em frente do tapete do conhecimento e jogou o dado e avançando as casas do tapete de acordo com o número retirado no dado. Ao avançar as casas, os alunos faziam a leitura das perguntas podendo assim o grupo responder, diante do acerto, automaticamente iam avançando as casas até chegarem ao fim, o grupo que conseguisse alcançar a última casa tornava-se o ganhador.

A avaliação ocorreu por meio de um projeto piloto, implantado em uma escola estadual em Serra-ES, desenvolvido com crianças do sexto ano, onde os alunos testaram os seus conhecimentos ao responderem perguntas sobre conteúdos já ministrados em sala de aula. O professor, por meio do jogo proposto, analisou o processo de ensino-aprendizagem, e dentro de sua percepção, o jogo utilizado foi muito produtivo para a turma, pois possível notar tanto as aprendizagens quanto as dificuldades já superadas e aquelas ainda a serem alcançadas.