Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CONSTRUINDO CONCEITOS DE PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL COM O USO DE MATERIAL MANIPULATIVO.

Yasmin Giles, Bruno Siqueira Perini, Janivaldo Pacheco Cordeiro, Edmar Reis Thiengo

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Visando trabalhar a importância dos conceitos de perspectiva nas aulas de Geometria Espacial, foi desenvolvida uma atividade na turma de 3º período do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Vitória.  A proposta foi dividida em 3 etapas: aula expositiva com motivações iniciais; apostila desenvolvida com o uso de material manipulativo por meio de método investigativo e aula final com o objetivo e formalizar conceitos e sanar dúvidas observadas após a correção dos exercícios realizados e questionário a fim de orientar futuras pesquisas. A aula expositiva consistiu em apresentar o tema de forma ampla e ao mesmo tempo buscar conhecimentos prévios da turma. Na etapa seguinte houve o desenvolvimento das atividades da apostila sobre Perspectiva por meio do método investigativo e com o uso do material dourado, no qual os alunos o manipulavam e, a partir disso construíam os conceitos, pois acreditamos que o uso desses materiais possibilita um aprendizado mais próximo do concreto, auxiliando, inclusive, na formação de professores. Como última etapa da nossa atividade, realizamos uma aula de fechamento para sanar eventuais dúvidas e as que já haviam sido diagnosticadas, durante a aplicação do trabalho e na correção posterior da apostila e solicitamos que os alunos respondessem ao questionário online. O questionário era composto por 11 questões na forma da escala de Likert e 3 perguntas abertas. Na segunda etapa do questionário relacionamos os conteúdos trabalhados para que eles dissessem em quais deles tiveram maior dificuldade. Observamos que em todas as perguntas obtivemos resultados maiores que 70% ao contarmos avaliações 5, 4 e 3 como um grupo, quanto a segunda etapa do questionário, obtivemos um resultado bastante variado, o que reflete a carência de cada aluno diante do conteúdo.  Durante a aula tivemos um problema meteorológico, chuva, muitos relâmpagos e trovões atrapalharam o andamento da atividade, e isso foi retratado pelos alunos na parte discursiva do questionário: “O problema da aula inicial não foi em relação as pessoas que conduziram a aula, mas sim devido aos fenômenos naturais que ocorreram, tirando muita atenção dos alunos” e “Achei a aula muito boa. Só achei que foi pouco tempo, acabou a gente tendo que fazer em casa sem auxílio, o que não é muito legal pois foi o nosso primeiro contato com o conteúdo.”. Verificamos ainda assim que a aula foi proveitosa e que os alunos gostaram da forma como o conteúdo foi direcionado a ele: “As atividades foram boas para compreender o conteúdo”, “Achei muito bom trabalhar com o material dourado. Acho as aulas com material manipulativo de grande aprendizado. ” e “Muito bom o questionário. Nada melhor que um feedback.”. Demonstrando que nossa atividade foi assertiva em seus métodos e que, segundo as respostas aqui apresentadas e outras que obtivemos, os alunos aprovaram o uso do material manipulativo e entenderam a importância da Perspectiva na visualização da Geometria Espacial.