Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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DISCUTINDO OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: POLIEDROS E NÃO POLIEDROS POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS

Thaciane Jähring Schunk, Laira Lamburguini Ribeiro, Caroline da Silva Soares, Rodrigo Sena Silva

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


O ensino de conceitos geométricos é favorecido pela visualização e a manipulação de materiais concretos, acordando com Piaget (1977) sobre o uso desses materiais para uma aprendizagem significativa. Concordamos ainda com Vale (2002), sobre antepor manipuláveis no ensino de um novo conceito de matemática, em especial, no que se refere à Geometria, que “(...) pelas suas possibilidades de concretização, sugere um ensino em que qualquer opção de estratégia utilize material manipulável” (VALE, 2002, p.31). O educando, sobretudo de séries mais elementares, compreende melhor as propriedades por meio da manipulação e visualização, além disso, o uso desses materiais pode contribuir no ensino dos conceitos tornando as aulas motivadoras, interativas e atraentes. Relatamos neste artigo a respeito dos processos de construções e aplicação de uma oficina, bem como a análise dos resultados obtidos. Esta ação de ensino foi realizada em uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino em Vitória-ES. As ideias de Vale (2002), em associação com Piaget (1977), motivaram a opção pelo uso de materiais concretos nesta atividade envolvendo o ensino de Geometria, tendo como objetivo o ensino relacionado aos poliedros e não poliedros. Iniciamos a prática com a introdução do tema por meio de uma apresentação de slides, propondo discussões sobre a importância da geometria ao longo da história da humanidade e como ela se desenvolveu até os dias de hoje. Em seguida, os alunos, organizados em grupos, receberam um kit de sólidos geométricos, que deveriam agrupá-los de acordo com características observadas pelo grupo. Realizamos uma discussão dos resultados obtidos pelos educandos a fim de orientá-los quanto à definição de poliedros, não poliedros, prismas e pirâmides. Primeiro comparando as classificações encontradas, depois apresentando definições apresentadas ou não nos livros didáticos e, posteriormente sistematizando definições de poliedros, não poliedros, e suas características como face, arestas e vértices. Como proposta final, os alunos construíram alguns sólidos geométricos sem serem informados quais sólidos se tratavam, apenas foram entregues os moldes, com a intenção de pressuporem o sólido a partir de suas características para orientá-los na construção. Para avaliação final, os alunos responderam um questionário sobre toda a proposta da oficina. Toda essa abordagem conversou com a teoria apresentada, visto que os alunos se mostraram motivados e interagiram em toda a ação.

Texto completo: DISCUTINDO OS SÓLIDOS