Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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EXPLORANDO POLIEDROS DE PLATÃO E SEUS DUAIS

Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Sintia Caprini, Samara Sechin, Wallacy Pontini, Mariana Zava, Jéssica Bolsoni, Joyce Bisi, Pâmela Araújo, Camila Travezani, Aryane Gambini, Thalya Werneck, Maria Eduarda Donatele, Milena Palaoro

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


O presente trabalho trata de uma atividade desenvolvida com alunos da terceira série do ensino médio de uma escola da rede estadual do Espírito Santo e teve como principal objetivo explorar conceitos geométricos por meio da construção dos poliedros de Platão e seus duais.  Sobre as referências teóricas, quanto ao processo de ensino e aprendizagem de geometria, nos fundamentamos nos estudos do casal Van Hiele, que explica a construção do pensamento geométrico partindo da visualização; também nos orientamos nos trabalhos de Kallef  (2003)  sobre representação de sólidos em perspectiva e nas discussões de Vale e Barbosa (2014) sobre utilização de materiais manipuláveis para a aprendizagem matemática. Compreendemos que o ensino de geometria no Brasil ainda está longe do adequado, pois a forma como os conceitos são explorados nem sempre favorece a sua compreensão. Nesse contexto, chamamos atenção para a importância de refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem de geometria e possibilidades de trabalho em sala de aula. Os estudos de geometria espacial realizados com os alunos começaram com a construção de blocos utilizando material dourado com intuito de representar, no plano, as suas três vistas (frontal, lateral e superior). Também exploramos atividades envolvendo perspectiva isométrica e, por meio da produção de fotos e vídeos, discutimos ainda sobre a perspectiva forçada. Dando continuidade, propomos a construção de esqueletos dos poliedros de Platão utilizando canudinhos e fio de nylon. Com o material concreto produzido, os alunos puderam explorar o número de vértices, faces e arestas e, por meio de atividades investigativas deduzir, de maneira simples, a relação de Euller. Dando sequência, utilizamos o aplicativo Poliedros de Platão e seus duais, para auxiliar os alunos na construção e visualização dos poliedros duais. Na etapa da construção, algumas situações foram levantadas, como qual a relação entre o número de vértices e faces dos poliedros e seus duais; como determinar a medida da aresta de cada poliedro dual; dentre outros. Observamos, com a atividade, que a utilização de materiais manipulativos, quando acompanhadas de tarefas desafiantes e com tempo suficiente para os alunos fazerem explorações, potencializam o desenvolvimento da comunicação, da argumentação e do raciocínio matemático. Por meio da visualização e construção dos esqueletos dos poliedros, foi possível identificar algumas características como, por exemplo, a relação entre o número de faces do poliedro e o número de vértices de seu dual. Sendo assim, apresentaremos, na exposição, os esqueletos de poliedros construídos pelos alunos e algumas das investigações desenvolvidas com auxílio desse material.