Local da conferência
-
Corredor F
Corredor ao lado da piscina.
-
Sala F6
Sala no final do corredor.
-
Sala F6
-
Corredor A
Corredor do primeiro andar.
-
Sala A1
Primeira sala do Corredor A. -
Sala A2
Segunda sala do Corredor A. -
Sala A3
Terceira sala do Corredor A. -
Sala A4
Quarta sala do Corredor A. -
Sala A5
Quinta sala do Corredor A. -
Laboratório de Ensino de Matemática
Última sala do Corredor A, porta de frente para o corredor.
-
Sala A1
-
Corredor B
Corredor do primeiro andar.
-
Sala B1
Primeira sala do Corredor B. -
Sala B2
Segunda sala do Corredor B. -
Sala B3
Terceira sala do Corredor B. -
Miniauditório 1
Porta de vidro ao final do Corredor B. -
Miniauditório 2
Porta de vidro ao final do Corredor B.
-
Sala B1
-
Corredor C
Corredor do segundo andar, sobre o Corredor A.
-
Sala C3
Terceira sala do Corredor C. -
Sala C4
Quarta sala do Corredor C. -
Sala C5
Quinta sala do Corredor C.
-
Sala C3
-
Pátio Central
- Pátio Central
Agenda da Conferência
2016-05-19
08:00
-
Atividades a partir de um Jogo Educacional online com Educandos do 6º ano sobre frações
Prédio: Corredor C
Sala: Sala C4 -
UTILIZANDO ESCALA E PROPORÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES
Prédio: Corredor C
Sala: Sala C5 -
A ABORDAGEM DO TEMA PROPORÇÃO NA EDUCAÇÃO TÉCNOLÓGICA
Prédio: Corredor C
Sala: Sala C3 -
MANIPULAÇÃO DE GEOPLANO EM TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: Corredor C
Sala: Sala C3 -
ESTUDO DE CASO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE GEOMÉTRIA COM UM ALUNO QUE POSSUI PARALISIA CEREBRAL
Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 1 -
ATIVIDADE DE ÁREA E PERÍMETRO COM GEOPLANO NUMA TURMA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: Corredor C
Sala: Sala C5 -
O jogo de dominó como ferramenta para conteúdos de potenciação e radiciação no processo de ensino-aprendizagem da matemática
Prédio: Corredor C
Sala: Sala C4 -
CONHECIMENTOS DOCENTES DE LICENCIANDOS EXPLICITADOS EM ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Prédio: Corredor C
Sala: Sala C5 -
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO COM BASE NA MATEMÁTICA EGÍPCIA CONTIDA NO PAPIRO RHIND
Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 1 -
O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA DIMINUIR À EVASÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Prédio: Corredor F
Sala: Sala F6 -
Literatura Infantil e Matemática
Prédio: Corredor F
Sala: Sala F6 -
CONTOS DE FADAS E MATEMÁTICA: APROXIMAÇÕES NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS DA CRIANÇA PEQUENA
Prédio: Corredor F
Sala: Sala F6 -
INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: POSSIBILIDADES EM FEIRAS DE MATEMÁTICA
Prédio: Corredor C
Sala: Sala C4 -
CURSO DE EXTENSÃO SOBRE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: UMA POSSIBILIDADE PARA (RE)CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO
Prédio: Corredor F
Sala: Sala F6 -
A APRENDIZAGEM DE TERMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM VIA MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA
Prédio: Corredor C
Sala: Sala C5 -
(DES)CONTÍNUOS ENTRE MÉTODOS HEGEMÔNICOS E NÃO-HEGEMÔNICOS DE CÁLCULO DE ÁREA
Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 2 -
Relações entre informática e matemática: sistema monetário em questão
Prédio: Corredor C
Sala: Sala C3 -
Investigando razões trigonométricas no triângulo retângulo
Prédio: Corredor C
Sala: Sala C4 -
O UNIVERSO DOWN E OS CONTEÚDOS DE CONTAGEM E QUANTIFICAÇÃO
Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 1 -
Projeto “rumo ao Ifes”
Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 2 -
ENSINO DE ISOMETRIAS COM AUXILIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS
Prédio: Corredor C
Sala: Sala C3 -
UMA AULA SOBRE FIGURAS PLANAS UTILIZANDO O GEOGEBRA COM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO
Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 1 -
CONCEITOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DO USO DE RECURSOS MANIPULATIVOS: OBSERVAÇÕES DE LICENCIANDAS EM INICIAÇÕES CIENTÍFICAS
Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 2 -
UMA EXPERIÊNCIA COM CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS
Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 2
2016-05-20
03:00
-
A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE TESES DE DOUTORADO SOBRE ANÁLISE COMBINATÓRIA
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA: INVESTIGAÇÕES REALIZADAS EM UM TERRENO PARA LOTEAMENTO
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
A MATEMÁTICA DA QUÍMICA: O ESTUDO DA GEOMETRIA MOLECULAR DE COMPOSTOS ORGÂNICOS.
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS ALIADO AO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
JOGO SENHA COMO PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE PERMUTAÇÃO SIMPLES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
MULTIBASE RELATÓRIO: GERANDO INFORMAÇÕES DIDÁTICAS QUE AUXILIAM O ENSINO DE CONCEITOS DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
A LINGUAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO TEÓRICO
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA: UM ESTUDO TEÓRICO
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES MEDIADA PELA MODELAGEM FUZZY
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
MOSAICOS E PAVIMENTAÇÃO: CONCEITUAÇÃO EM MATERIAIS DIDÁTICOS E PRODUÇÕES CIENTÍFICAS
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
A CONSTRUÇÃO DE UM TEOREMA: DA BABILÔNIA A GRÉCIA
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
O SENSO ESPACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE ENTRE BOLAS E BAMBOLÊS
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
CARTILHA ILUSTRADA SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
REVISANDO FRAÇÕES COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
2016-05-21
08:00
-
USANDO BLOCOS DO SOFTWARE APP INVENCTOR PARA CRIAR APLICATIVO MATEMÁTICO
Prédio: Corredor A
Sala: Sala A4 -
FRACIONANDO: JOGANDO COM AS FRAÇÕES
Prédio: Corredor A
Sala: Sala A2 -
ORIGAMI DE POLIEDROS ESTRELADOS
Prédio: Corredor A
Sala: Sala A3 -
Geometria em redes sociais: curtas essa ideia!
Prédio: Corredor A
Sala: Sala A3 -
Utilização de poliedros para o preenchimento do espaço
Prédio: Corredor A
Sala: Sala A4 -
Geoespaço
Prédio: Corredor A
Sala: Sala A3 -
QUEBRA-CABEÇAS ESPACIAIS COMO RECURSO DIDÁTICO EM CONSTRUÇÕES DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO
Prédio: Corredor A
Sala: Sala A2 -
Grandezas e Medidas na Alfabetização Matemática:Uma Exploração a Partir da Escola Multisseriada
Prédio: Corredor A
Sala: Sala A2 -
MODELAGEM MATEMÁTICA EM SAPATOS FEMININOS: UMA BUSCA PELO SALTO ALTO IDEAL
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
PARÁBOLA OU CATENÁRIA? UMA ANÁLISE MATEMÁTICA DAS CURVAS FORMADAS PELO OVO
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
ESTUDANDO MATRIZES A PARTIR DA CULTURA GUARANI
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
TAXA DE VARIAÇÃO DE PREÇOS DOS PRODUTOS DE PRIMEIRA NECESSIDADE NO BAIRRO KAIKAN
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
Razão Áurea e sequência de Fibonacci: Mitos e verdades
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
O Problema da Braquistócrona
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS NA SUPERFÍCIE TERRESTRE
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
PERFOMANCE MATEMÁTICA DIGITAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
MOSAICO BASEADO NO CONCEITO DE PROPORÇÃO
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
Jogo de Xadrez: Uma proposta interventiva com o movimento do cavalo
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
A MATEMÁTICA NO COTIDIANO DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO: UMA EXPERIÊNCIA COM TURMA DO PROEJA.
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
Sequência de Fibonacci e o número de ouro
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
NÚMEROS RACIONAIS E IRRACIONAIS CONSTRUTÍVEIS NA ESPIRAL DE TEODORO
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
SPACE DOMINOES: APRENDENDO GEOMETRIA ESPACIAL JOGANDO
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
DESAFIO DO FARAÓ: PIRÂMIDE ENIGMÁTICA
Prédio: Corredor A
Sala: Sala A3 -
RELAÇÕES ENTRE O FILTRO DOS SONHOS E A GEOMETRIA
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
JOGO CUBÔ: UM CAMINHO PARA O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
JOGO POSICIONAMENTO: PARA O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
JOGO DA MEMÓRIA MATEMÁTICO: PARA O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
Atividade manipulativa com Sólidos de Revolução
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
MATEMÁTICA, NUMEROLOGIA E CARTAS DE TAROT
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
A MATEMÁTICA NA PISTA DE SKATE VERTICAL
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
GEOMERIA FRACTAL, MATEMÁTICA E ARTE
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
DESCOBRINDO A ARTE NA GEOMETRIA FRACTAL
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
FRACTAL FIBONACCI E RAZÃO ÁUREA
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
APRENDENDO GEOMETRIA ESPACIAL NO TABULEIRO GEOMÉTRICO
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
JOGO DAS 3 PISTAS COMO PROPOSTA DE ESTUDO DA GEOMETRIA
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
CONJUNTO DE JULIA E CONJUNTO DE MANDELBROT: FRACTAIS GERADOS POR SISTEMAS DINÂMICOS COMPLEXOS
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central -
MATERIAIS MANIPULATIVOS DESENVOLVIDOS PARA O ESTUDO DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS CÍRCULO, TRIÂNGULO E RETÂNGULO
Prédio: Corredor A
Sala: Sala A4 -
Recurso didático pedagógico feito com sabão caseiro com óleo reciclado para o ensino de sólidos geométricos.
Prédio: Corredor A
Sala: Sala A4 -
VOLUME DE PRISMAS E DE PIRÂMIDES
Prédio: Corredor A
Sala: Sala A2 -
O USO DE INFOGRÁFICOS NO ENSINO DE PORCENTAGEM PARA UMA TURMA DO CURSO PROEJA GUIA DE TURISMO
Prédio: Corredor A
Sala: Sala A1
08:30
-
Extrapolando o livro didático: tratamento da informação em turma de 3º ano do Ensino Fundamental
Prédio: Corredor B
Sala: Sala B2 -
ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Prédio: Corredor A
Sala: Sala A5 -
PROGRESSÃO ARITMÉTICA E SUAS APROXIMAÇÕES COM FIBONACCI E GAUSS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Prédio: Corredor A
Sala: Sala A5 -
GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE UM CURSO DE EXTENSÃO
Prédio: Corredor A
Sala: Sala A5 -
DESENVOLVENDO A CRITICIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO
Prédio: Corredor B
Sala: Sala B1 -
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE FRAÇÃO
Prédio: Corredor B
Sala: Sala B2 -
MOTIVAÇÃO PARA A MULTIPLICAÇÃO: ALGORITMOS ALTERNATIVOS E OFICINA
Prédio: Corredor B
Sala: Sala B2 -
ENSINO SIGNIFICATIVO DE MATEMÁTICA: A GEOMETRIA NO COTIDIANO.
Prédio: Corredor B
Sala: Sala B2 -
A importancia do ludico na educação de jovem e adultos
Prédio: Corredor A
Sala: Sala A5 -
UTILIZAÇÃO DO XADREZ PEDAGÓGICO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE SUAS CONTRIBUIÇÕES
Prédio: Corredor B
Sala: Sala B1 -
TRABALHANDO AMPLIAÇÃO E SIMETRIA DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS NA MALHA QUADRICULADA
Prédio: Corredor B
Sala: Sala B1 -
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO
Prédio: Corredor B
Sala: Sala B3 -
GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A SIMETRIA
Prédio: Corredor B
Sala: Sala B3 -
EXPERIMENTANDO TECNOLOGIAS COMO TABLET E SMARTPHONE NA SALA DE AULA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 1 -
O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE UMA ATIVIDADE DA CULTURA LOCAL DE ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 1 -
FELIZ ANIVERSÁRIO JAMELA: A HISTÓRIA COMO FIO CONDUTOR NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS
Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 2 -
EXPERIÊNCIA COM EQUAÇÕES DO 1º GRAU EM UMA TURMA DE PROGRESSÃO
Prédio: Corredor B
Sala: Sala B3 -
MATEMÁTICA E MULTICULTURALISMO: POSSIBILIDADES DO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 2 -
ANÁLISE DE ERROS NA INTEPRETAÇÃO E NA TRADUÇÃO DE PROBLEMAS PARA LINGUAGEM ALGÉBRICA DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Prédio: Corredor B
Sala: Sala B3 -
CONSTRUÇÃO DO SABER: INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 1 -
MATEMÁTICA PARA NÃO SER IDIOTA
Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 2 -
ÁREAS DE FIGURAS PLANAS MEDIANTE FACES DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 1 -
ATIVIDADE DE CONJUNTOS A PARTIR DE ENTREVISTAS E CONSTRUÇÃO DOS RESULTADOS EM DIAGRAMAS
Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 2 -
Festival de PMD - As tecnologias de informação e comunicação aliadas ao ensino da Matemática
Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 2 -
UTILIZANDO O JOGO DA SENHA PARA INTRODUÇÃO DO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM
Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 1 -
PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO DE FRAÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Prédio: Corredor B
Sala: Sala B3 -
CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA SOBRE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E SUA RELAÇÃO COM JUROS SIMPLES
Prédio: Corredor B
Sala: Sala B1
2016-05-18
07:00
-
Palestra de Abertura: “Caminhos para Educação Matemática frente às necessidades sociais”Prof. Dra. Jussara de Loiola Araújo (UFMG)
2016-05-19
06:30
- Mesa Redonda: “A escola como espaço de transformação social”
2016-05-20
04:30
- Mesa Redonda: “Matemática, formação profissional e transformações sociais”
2016-05-21
10:00
-
Conferência de Encerramento: "Educação matemática em tempos de mudanças sociais"Prof. Dra. Gelsa Knijnik (Unisinos)
Apoio | Realização | ||