Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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UTILIZAÇÃO DO XADREZ PEDAGÓGICO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE SUAS CONTRIBUIÇÕES

Kariely Lopes Gomes de Brito, Maria Auxiliadora Vilela Paiva

Prédio: Corredor B
Sala: Sala B1
Data: 2016-05-21 08:30  – 09:30
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


O grande desafio para os educadores matemáticos hoje é ensinar a disciplina de forma mais interessante, atrativa e atual, de modo que as aulas sejam menos cansativas, despertem o desejo dos alunos quanto o aprendizado da disciplina e estejam vinculadas ás questões sociais presentes no cotidiano dos discentes. Pensando nisso, desenvolveu-se um projeto cuja finalidade consistia em: analisar as contribuições do xadrez pedagógico no processo de ensino aprendizagem do conteúdo potenciação e como forma de aproximação entre os alunos de uma turma de 8º ano. O projeto foi desenvolvido em uma escola da rede municipal de ensino do município de Itaguaçu – ES. A turma em questão era composta por 14 alunos, que em sua maioria, possuíam dificuldade na disciplina de Matemática bem como em interagir com os próprios colegas de sala. Em situações como trabalho em grupo, por exemplo, ficava evidente a exclusão de alguns discentes, que claramente demonstravam seu desconforto com a situação. A escolha desta ferramenta, em especial, justifica-se pela afeição que os alunos têm ao jogo. Vale ressaltar que o xadrez não se resume apenas ao “jogar” mas que também engloba todo um contexto. Para seu desenvolvimento realizaram-se algumas etapas, cuja duração variava entre uma e três aulas: 1) leitura oral e coletiva da História do Xadrez (História de Sissa) a partir da qual iniciaram-se as discussões sobre o conteúdo Potenciação. Com base nessa história também foram elaboradas e resolvidas as atividades. 2) Apreciação do vídeo "o Xadrez das Cores" – que traz a tona questões sociais como a desigualdade, o preconceito e a criminalidade – e discussões sobre o mesmo, destacando aspectos que se assemelham com as realidades vivenciadas em sala de aula. 3) Confecção (em duplas) de um tabuleiro de xadrez com materiais recicláveis. Essa etapa foi desenvolvida parcialmente na escola e finalizada em casa com o auxílio dos pais. 4) Culminância do projeto: apresentação dos trabalhos desenvolvidos para as demais turmas do ensino fundamental (6º, 7º e 9º ano). A turma se dividiu em grupos e cada um apresentou aspectos como: história do xadrez, regras do jogo, sua importância, como construí-lo utilizando materiais recicláveis, sua relação com a Matemática e com questões sociais. Os resultados alcançados durante e após a realização do projeto foram satisfatórios, a turma demonstrou ter compreendido o conteúdo potenciação, conseguindo resolver as atividades de forma autônoma. O jogo contribuiu tanto despertando o interesse dos alunos para participar das aulas, facilitando seu entendimento do conteúdo e permitindo aplicar na prática a teoria estudada. Além disso, houve maior aproximação entre os colegas de turma que passaram a agir de maneira coletiva e não mais excludente e seletiva, quer seja entre si ou com os demais colegas da escola.