Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CONHECIMENTOS DOCENTES DE LICENCIANDOS EXPLICITADOS EM ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Maria das Dores Soares Damaceno Jardim

Prédio: Corredor C
Sala: Sala C5
Data: 2016-05-19 08:00  – 09:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


O presente artigo possui como tema o conhecimento docente de licenciandos explicitados em atividades de estágio supervisionado I e II, mais especificamente salientar discussões quanto aos conhecimentos desenvolvidos e explanados nas salas de EJA (educação de jovens e adultos) no ensino fundamental II. O tema origina-se de pesquisa advinda de relatórios desenvolvidos entre os anos de 2011 a 2015, no contexto do curso de licenciatura em Matemática, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória. A metodologia orientadora deste plano de trabalho é de natureza qualitativa com aproximações com pressupostos de pesquisa documental, devido à natureza do acervo de dados. O mesmo, possui por objetivo identificar conhecimentos matemáticos e pedagógico matemáticos explicitados em relatórios de estágio; analisar relatos que constituem aprendizagens dos licenciandos vinculados a conhecimentos matemáticos e pedagógico matemáticos. Para isso, apresenta recorte de dados, privilegiando dez relatórios escritos, elaborados por licenciandos, a partir de atividades de estágio supervisionado, realizadas em uma escola pública da cidade de Vitória/ES a Escola Municipal de Ensino Fundamental Educação de Jovens e Adultos Ademardo Serafim de Oliveira, polo especializado em educação de jovens e adultos, nos anos de 2011 a 2015. As análises dos enunciados que compõem tais relatórios são fundamentadas mediante a concepção discursiva de linguagem, defendida por Mikhail Bakhtin, e das teses de Lee Shulman, quanto a diferentes conhecimentos que envolvem o trabalho docente. Este estudo destaca desafios enfrentados no processo de aprendizagem de conhecimentos da docência e aponta para a importância do diálogo com os sujeitos que habitam o ambiente escolar. Desse modo, os dados apresentados nos relatórios revelam que é na interação com o outro, na convivência entre aluno e professor, que o licenciando atinge a compreensão das demandas do trabalho docente a partir da realidade apresentada nas experiências de estágio supervisionado. Todas as etapas do estágio (observação, coparticipação, regência), auxiliam para a reavaliação de sua óptica docente, contribuindo para a produção de enunciados que evidenciam aprendizagens quanto a conhecimentos distintos envolvidos no trabalho como professor, dentre eles o conhecimento do conteúdo; conhecimento pedagógico geral, conhecimento do currículo, conhecimento pedagógico do conteúdo; conhecimento dos alunos e de suas características; conhecimento de contextos educacionais, desde o funcionamento do grupo ou da sala de aula, passando pela gestão e financiamento dos sistemas educacionais, até as características das comunidades e suas culturas; e conhecimento dos fins, propósitos e valores da educação e de sua base histórica e filosófica.