Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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Projeto “rumo ao Ifes”

Veronica Borsonelli Marcarini, Sandra A. Fraga da Silva

Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 2
Data: 2016-05-19 08:00  – 09:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar um projeto realizado numa escola municipal de Vitória, onde bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) atuam. O projeto intitulado “Rumo ao Ifes” teve início em março de 2016 e foi elaborado pelas equipes pedagógica e gestora da escola com intuito de preparar os alunos para a prova de acesso ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Inicialmente tal projeto foi aprovado para completar carga horária de professores da escola em questão, mas segundo a gestora, há possibilidade da Secretaria de Educação torná-lo vigente em outras escolas do município em 2017. O projeto contempla alunos das oitavas séries dos turnos matutino e vespertino, sendo que para ocupar as vinte vagas ofertadas, os interessados precisaram passar por um processo seletivo elaborado pelos professores juntamente com o núcleo pedagógico da escola. A prova continha questões objetivas e discursivas de matemática, português, geografia, história e ciências. Como o trabalho é realizado no turno vespertino, os alunos aprovados que cursavam a 8ª série à tarde foram remanejados para a manhã. Segundo a proposta, os professores devem trabalhar os conteúdos de todas as séries do Ensino Fundamental de forma resumida. Dessa maneira as aulas devem acontecer em um ritmo bem mais acelerado do que nas turmas convencionais. A professora de matemática do projeto relatou que os alunos demoraram a se adaptar ao ritmo intenso de estudo, e por terem aulas no período da manhã e da tarde, muitos chegavam cansados e não demonstravam um bom aproveitamento. Além disso, reclamou que os estudantes têm uma base de conteúdo muito fraca, e que por isso estão encontrando dificuldades para trabalhar de forma acelerada. Diante disso, o trabalho dos bolsistas do PIBID é fundamental, pois estes atuam nessa turma sanando dúvidas particulares de cada aluno para que eles possam acompanhar o conteúdo sem que a professora precise reexplicar matérias anteriores. De modo geral, o projeto está caminhando conforme foi proposto e está alcançando resultados positivos quanto à aprendizagem de alunos. Ainda é cedo para saber se o objetivo final que é a aprovação no Ifes, será alcançado pela maioria, mas  com certeza esse trabalho não será em vão, pois os alunos estão apendendo e se aprimorando cada vez mais com as aulas.