Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA DIMINUIR À EVASÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Solange Taranto Reis, Lézia Cristina Dias dos Santos

Prédio: Corredor F
Sala: Sala F6
Data: 2016-05-19 08:00  – 09:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Este trabalho relata experiências e atividades realizadas envolvendo professores de matemática em turmas de ensino médio e alunos da licenciatura em matemática e do ensino médio. Estas atividades fizeram parte de um projeto de extensão que tem como um dos objetivos diminuir a evasão de alunos inseridos em turmas do primeiro ano do ensino técnico concomitante com o médio. Nesse projeto os professores de matemática e os alunos da licenciatura desenvolveram atividades com o intuito de levar o aluno a aprender de forma lúdica conteúdos matemáticos em que apresentavam dificuldades. Estas atividades foram realizadas no contra turno de seus estudos. Em observações nas aulas, discutindo e planejando, a equipe identificou dificuldades por parte dos alunos, principalmente no que tange a compreensão real de conceitos matemáticos fundamentais. Planejamos e avaliamos em cada momento, atividades de intervenção em busca de estimular a construção do conhecimento nos alunos, e modificar a rotina escolar. Estudamos e analisamos segundo Regina Célia Grando algumas atividades lúdicas. Regina Célia Grando diz que o jogo é um recurso didático que contribui para o desenvolvimento do aluno, aperfeiçoando suas estratégias e o fazendo reavaliar suas ações ao se deparar com um erro, além de estimular o trabalho em equipe e despertar a criatividade e curiosidade. Após a aplicação das atividades desenvolvidas e adaptadas (jogo disco de frações; dominó de potências e formando grupos), constatamos que os alunos assimilaram melhor os conceitos matemáticos como exemplo: operações com frações, operações com potência e radiciação, funções polinomiais de 1 e 2 graus, função exponencial, função logarítmica, função modular. Entenderam os algoritmos, adquiriram novos conhecimentos, potencializaram a autoconfiança e o espírito investigativo. Podemos afirmar que o jogo é uma excelente ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, pois permite ao aluno fazer da aprendizagem um processo interessante, investigativo e divertido. Facilita ainda a associação da matemática ao dia a dia do aluno mostrando que esta é de grande importância e utilidade na prática, dentro e fora das salas de aula. A ação possibilitou aos alunos do ensino médio se envolverem ativamente no processo de ensino-aprendizagem, melhorando o seu rendimento na disciplina de Matemática, além de proporcionar aos alunos da licenciatura em matemática, que estão em formação, a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos durante o curso e adquirir novas experiências com os alunos e professores da disciplina.