Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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UTILIZANDO O JOGO DA SENHA PARA INTRODUÇÃO DO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM

Carlos André Muniz de Oliveira, Ebenezer Lopes Ferreira

Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 1
Data: 2016-05-21 08:30  – 09:45
Última alteração: 2016-05-11

Resumo


Este trabalho relata uma experiência vivenciada em sala de aula por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), subprojeto de matemática, em uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola estadual do município de Serra-ES, em 03 de Dezembro de 2015. A motivação para a realização de tal atividade se deu a partir de observações de aulas ministradas pelo professor regente e a postura dos alunos frente ao conteúdo por ele apresentado. Durante este período de observações, anterior à realização desta atividade, percebemos que sempre havia certo temor e desinteresse dos alunos quando o professor introduzia uma nova temática em sala de aula. Nosso objetivo neste trabalho, com base em orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e reflexões de Regina Grando, é avaliar como a utilização do jogo pode motivar e despertar o aluno para o aprendizado de um novo conteúdo matemático. Um aprendizado livre de obrigações impostas, com ludicidade e envolvimento.   Identificamos que um dos desafios no ensino se tratava do aspecto motivacional, daí a escolha desta metodologia. A atividade foi desenvolvida em duas aulas de 55 minutos, sendo a primeira destinada exclusivamente ao jogo da senha e a segunda, análise e interpretação do jogo sob o conhecimento matemático. A introdução do Princípio Fundamental da Contagem foi realizada durante a discussão de resultados e a partir da problematização do próprio jogo, os alunos conheceram o conteúdo que pretendíamos e de forma descontraída. Durante a resolução de uma lista de atividades sobre o jogo, alguns tiveram dificuldades, pois não conseguiam fazer a ligação entre aquilo que discutíamos e o que era pedido. Essa foi uma dificuldade que conseguimos superar retomando no quadro algumas discussões. A atividade cumpriu o objetivo de despertar os alunos para a temática. Eles ficaram envolvidos e interessados em aprender o conteúdo a partir da análise do jogo e praticamente todos participaram da realização da atividade. Os resultados foram bem positivos, pois em exercícios posteriores, houve um maior envolvimento dos alunos, tanto na interpretação dos problemas quanto na solicitação de esclarecimento de dúvidas. Concluímos que o jogo se torna aliado do ensino de matemática relacionado ao princípio fundamental da contagem, se é explorado com o fim determinado de motivar, trazer leveza e descontração a aula, e construção de conceitos, o último não pode ofuscar o caráter lúdico e de liberdade que o jogo possui.