Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Festival de PMD - As tecnologias de informação e comunicação aliadas ao ensino da Matemática

Melissa Martins Fazio

Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 2
Data: 2016-05-21 08:30  – 09:45
Última alteração: 2016-05-11

Resumo


A idéia deste trabalho é desmistificar a abordagem mecânica e superficial do ensino da matemática. Adotando propostas que estabelecem a conexão dos conhecimentos matemáticos com as situações vivenciadas pelos alunos, conseguimos fundamentar a aprendizagem significativa. Abordamos conteúdos do Ensino Fundamental que são pré-requisitos para o Ensino Médio, otimizando o tempo das aulas através das tecnologias da informação e comunicação (celulares, tablets, computadores, aplicativos e programas de edição entre outros) associados às artes performáticas (poesia, música, dramatização). Dessa maneira, proporciona-se ao educando a investigação e construção dos conceitos da disciplina. Importante salientar a parceria com a UFES/PIBID/ESCOLA, responsável pela co-formação dos alunos do curso de licenciatura de Matemática da UFES em seu ambiente natural de trabalho e que exerce apoio fundamental aos alunos da escola neste projeto. No início do ano letivo, após aplicação das atividades diagnóstica e feito o levantamento das principais dificuldades dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Arnulpho Mattos apresentamos as PMD (Performance Matemática Digital) e realizamos uma breve discussão sobre o seu conceito. Nas aulas seguintes os grupos foram divididos e os conteúdos do ensino fundamental sorteados. Um grupo de alunos sugeriu que a comunicação entre os membros das equipes fosse feita através das redes sociais e aplicativos dos celulares que facilitam a troca de pesquisas, diálogos, imagens e vídeos que evitaria encontro extraclasse. A realidade é de alunos trabalhadores que não disponibilizam de tempo para encontros fora da escola. Ocorreram sugestões e discussões entre os alunos durante as aulas, promovido pelo professor e os pibidianos, oportunizando a apresentação das PMD para correção e possíveis alterações se necessárias. A culminância do trabalho será no dia 06 de maio de 2016, em homenagem ao dia da Matemática, com um festival de performances no auditório da escola, com banca avaliadora e premiações. A avaliação acontece no decorrer do desenvolvimento das Performances com as observações do PIBID (Cada aluno do PIBID orienta um grupo de alunos em sala e nas redes sociais) e do professor. Esta inovação metodológica proporcionou a interdisciplinaridade, o estreitamento nas relações do professor e aluno, o estímulo a criatividade e imaginação associadas ao conteúdo matemático, aos recursos tecnológicos e as artes performáticas, a construção do conhecimento matemático de forma motivadora e real.