Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Thamires Belo de Jesus

Prédio: Corredor A
Sala: Sala A5
Data: 2016-05-21 08:30  – 09:30
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


A modelagem matemática tem sido defendida como uma efetiva abordagem pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Barbosa (2001) “defende a Modelagem como um ambiente de aprendizagem no qual os alunos são convidados a indagar e/ou investigar, por meio da matemática, situações oriundas de outras áreas da realidade”. Uma atividade de Modelagem Matemática pode ser descrita e termos de uma situação problema inicial (problemática), de uma situação final e de um conjunto de procedimentos e conceitos necessários para a sair da situação problema e chegar a resposta a esta situação. Diante destas considerações, este relato tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de uma atividade de modelagem envolvendo a temática de proliferação de fungos e o conteúdo de função exponencial. Este estudo foi realizado com alunos da Licenciatura em Matemática, tendo como foco o ensino de matemática para o ensino médio. A atividade teve um caráter prático e teórico embasado no processo de investigação matemática. Inicialmente realizamos um debate sobre a temática de fungos. Por seguinte, iniciamos a experiência prática, onde cada aluno deveria dispor de um pão de forma e deveria “regá-lo” com água uma vez ao dia durante sete dias. Este processo prático foi compartilhado por todos por meio de um grupo criado no WhatsApp. Nos dois primeiros dias, nenhum aluno identificou proliferação de fungos no pão de forma. Após o terceiro dia os fungos começaram a proliferar nos pães e os alunos utilizaram uma régua simples para medir a área aproximada ocupada pelos fungos. Esta medição foi realizada uma vez por dia sempre no mesmo horário. Com isso os alunos construíram uma tabela com as informações de tempo (contado em dias) e área ocupada pelos fungos. Após realizar a experiência prática, começamos a trabalhar com os dados objetivando encontrar um modelo matemático que descrevesse a proliferação de funções no decorrer do tempo. Primeiro os alunos representaram os dados como par ordenado (tempo, área) em um plano cartesiano e buscaram uma função que melhor descrevia os dados. Por meio de tentativas e aproximações os alunos identificaram a função exponencial como melhor aproximação aos dados reais, porém encontraram modelos mais simples. Após esta conjectura inicial, utilizamos o software Geogebra para plotar os pontos, modelar a situação problema e encontrar um modelo matemático, que neste caso resultou em uma lei de formação do tipo função exponencial. Vale ressaltar que, por terem obtido dados diferentes cada aluno chegou a um modelo diferente. Por fim, fizemos algumas projeções de proliferação de fungos para tempos superiores a sete dias. Constatei que a atividade trouxe maior sentido ao conteúdo de função exponencial e maior aprofundamento no conceito de função. As fotos e modelos encontrados foram omitidos por falta de espaço neste resumo.