Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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JOGO DAS 3 PISTAS COMO PROPOSTA DE ESTUDO DA GEOMETRIA

Mariana dos Santos Cezar, Aliny Pansieri Grillo, Eric Rabelo, Gabriel Balbino dos Santos, Heberly Coutinho da Silva, Triza Ramos Vieira, Mayara de Oliveira Nascimento

Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


O jogo das 3 pistas é uma proposta de estudo da Geometria Espacial de Posição. Esse jogo tem como finalidade revisar e fixar o conteúdo de Geometria Espacial de Posição, por isso é necessário que o jogador tenha um conhecimento básico de retas, planos, posições relativas de retas e planos, tipos de retas e planos e diferentes propriedades desses elementos. A ideia desse jogo surgiu do programa do Silvio Santos, onde o mesmo realiza o jogo das 3 pistas com temas gerais. O jogo das 3 pistas propõe entretenimento e aprendizado despertando o interesse no conhecimento do conteúdo. Foi elaborado por alunos do Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo do Campus Nova Venécia. Para a realização desse são necessários 3 jogadores, dos quais dois tentarão adivinhar o elemento da Geometria Espacial por meio de pistas que são características ou propriedades desses elementos. O terceiro jogador é o apresentador, aquele que irá dizer a pista e conferir se a resposta do jogador está correta. O jogo inicia assim: tira par ou ímpar para ver quem inicia, o jogador que ganhar retira um envelope e entrega para o apresentador, o apresentador fala a primeira pista do envelope e o jogador tem o direito de dar uma resposta, se a resposta estiver correta o jogador ganha 10 pontos, se estiver errada vai para o segundo jogador. Nesse caso, o apresentador fala a segunda pista, se o segundo jogador acertar ele ganha 8 pontos, se errar, volta para o primeiro jogador, nesse caso, o apresentador fala a terceira pista, se o jogador acertar ele ganha 6 pontos, se errar a plateia (caso tenha alunos assistindo) pode tentar responder. Para cada pista é destinado um tempo para os jogadores responderem. Esse tempo é marcado por uma ampulheta e tem em média 8 segundos. No final do jogo, o (a) vencedor (a) será o (a) jogador (a) que acumular mais ponto ou a plateia se for a mesma que acumular mais pontos. Com essa proposta de estudo da Geometria Espacial foi possível aprendermos conceitos, propriedades acerca de retas, planos e formas geométricas espaciais. Foi possível também aprender o conteúdo de forma divertida interagindo com outros colegas de turma.