MOSAICO BASEADO NO CONCEITO DE PROPORÇÃO
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-21 08:00 – 10:00
Última alteração: 2016-05-10
Resumo
O trabalho apresenta um mosaico baseado no conceito de proporção. Foi desenvolvido por estudantes do curso técnico em eletrotécnica e é resultado de uma oficina realizada em um grupo de pesquisa em Desenho Técnico. A proposta da oficina se aproxima da pesquisa-ação e visa à participação colaborativa dos estudantes. Como aporte teórico, dialoga com a Psicologia histórico-cultural, elaborada por Vigotski, que valoriza a mediação do professor. Além da proporção, foram abordados assuntos como divisão em média e extrema razão, razão áurea, sequência Fibonacci, pentágono, pentagrama, retângulo áureo e espiral logarítmica. A partir desses conceitos, os estudantes desenvolveram, por meio do desenho manual, várias ideias. Duas foram selecionadas e mescladas, utilizando o software autoCAD. Iniciaram com um retângulo áureo de 13x8 cm, cuja divisão do maior lado pelo menor é 1,625, muito próximo à razão áurea. A partir desse retângulo obtiveram vários outros, cujos lados obedeciam a sequência Fibonacci. A partir dos quadrados da sequência que obtiveram, traçaram a espiral logarítmica, localizada no centro do mosaico. Fizeram três cópias da espiral áurea e as rotacionaram. Com base nas cores de cerâmicas disponíveis desenvolveram um estudo de cor. Também foi necessário adaptar a ideia desenvolvida ao formato da base de madeira, de 80 x 85 cm. Posteriormente o desenho foi escalado, impresso e transferido para essa base. Com a supervisão da professora, os participantes riscaram, cortaram e a colaram as tesselas cerâmicas, utilizando as devidas ferramentas, bem como os equipamentos de segurança necessários. Depois de coladas as tesselas cerâmicas, a finalização do mosaico ocorreu com o processo de rejunte. Segundo os participantes, a oficina sobre proporção promoveu um momento não só de aprendizado, mas também de diversão e interação. Relataram que foi possível relacionar diversas áreas do conhecimento como Matemática, Arte, História, Desenho Técnico e Arquitetura. Também avaliaram que as ações realizadas no decorrer da oficina impulsionaram a formação de mais questões acerca do tema abordado, além de incitar a busca por respostas. A partir do que se era debatido surgiram outros tópicos que se relacionavam, tecendo uma grande e elaborada teia que entrelaçava variados temas.