Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

MOSAICO BASEADO NO CONCEITO DE PROPORÇÃO

Janaina Carneiro Marques, Vitor Lacerda Siqueira, Giedre Alves Sirillo, Macley Oliveira dos Santos, Gustavo Poloni Loureiro, Marcelo Victor Barbosa, Vanessa Carmo dos Santos, Carla Guimarães Merçon, Samarone Júnior

Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


O trabalho apresenta um mosaico baseado no conceito de proporção. Foi desenvolvido por estudantes do curso técnico em eletrotécnica e é resultado de uma oficina realizada em um grupo de pesquisa em Desenho Técnico. A proposta da oficina se aproxima da pesquisa-ação e visa à participação colaborativa dos estudantes. Como aporte teórico, dialoga com a Psicologia histórico-cultural, elaborada por Vigotski, que valoriza a mediação do professor.  Além da proporção, foram abordados assuntos como divisão em média e extrema razão, razão áurea, sequência Fibonacci, pentágono, pentagrama, retângulo áureo e espiral logarítmica. A partir desses conceitos, os estudantes desenvolveram, por meio do desenho manual, várias ideias. Duas foram selecionadas e mescladas, utilizando o software autoCAD. Iniciaram com um retângulo áureo de 13x8 cm, cuja divisão do maior lado pelo menor é 1,625, muito próximo à razão áurea. A partir desse retângulo obtiveram vários outros, cujos lados obedeciam a sequência Fibonacci. A partir dos quadrados da sequência que obtiveram, traçaram a espiral logarítmica, localizada no centro do mosaico. Fizeram três cópias da espiral áurea e as rotacionaram. Com base nas cores de cerâmicas disponíveis desenvolveram um estudo de cor. Também foi necessário adaptar a ideia desenvolvida ao formato da base de madeira, de 80 x 85 cm. Posteriormente o desenho foi escalado, impresso e transferido para essa base. Com a supervisão da professora, os participantes riscaram, cortaram e a colaram as tesselas cerâmicas, utilizando as devidas ferramentas, bem como os equipamentos de segurança necessários. Depois de coladas as tesselas cerâmicas, a finalização do mosaico ocorreu com o processo de rejunte. Segundo os participantes, a oficina sobre proporção promoveu um momento não só de aprendizado, mas também de diversão e interação. Relataram que foi possível relacionar diversas áreas do conhecimento como Matemática, Arte, História, Desenho Técnico e Arquitetura. Também avaliaram que as ações realizadas no decorrer da oficina impulsionaram a formação de mais questões acerca do tema abordado, além de incitar a busca por respostas. A partir do que se era debatido surgiram outros tópicos que se relacionavam, tecendo uma grande e elaborada teia que entrelaçava variados temas.