Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

REVISANDO FRAÇÕES COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

jose alves de paula

Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-20 03:00  – 04:30
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Este relato de experiência trata do ensino de Frações equivalentes, comparação de frações, adição, subtração, multiplicação e divisão de fração, divisão de uma fração em partes iguais e proporcionais desenvolvido em uma turma de 6ª série C, em uma escola da rede pública municipal da cidade de Vitória ES. Essa experiência origina-se de discussões efetivadas a partir da atuação no Pibid supbrojeto matemática de uma instituição federal, no curso de Licenciatura em matemática, e foi desenvolvida no 2º trimestre do ano de 2015. O objetivo da ação didática consistiu em revisar conceitos aprendidos sobre Fração por meio do uso do material lúdico do laboratório de matemática: “Fração Circular’’; promover um ambiente de ensino-aprendizagem diferenciado, e pela utilização de metodologia de ensino fora do padrão, utilizando material lúdico. Para isso, realizamos uma sequência de duas aulas com a utilização desse material. No primeiro momento foi apresentada explicação de como seria realizado todo o desenvolvimento da atividade, e a apresentação do material. Em seguida, fizemos divisão da turma em 5 grupos, tendo em vista que éramos 4 bolsistas e que a professora fez questão de ficar em um grupo, após a divisão da turma em grupos foi entregue o material, sendo 1 kit do material lúdico “Fração circular” por grupo, cada qual composto por: 10 círculos de 15 cm de diâmetro em 10 cores diferentes, dividido em setores circulares, como: meios, terços, quartos, quintos, sextos, oitavos, nonos, décimos, onze avos e doze avos. Com o material em mãos, os alunos tiveram um tempo para manusear e conhecer o mesmo. Após este período,  distribuímos o caderno de questões que acompanha o kit, partindo à resolução dos exercícios ora propostos, tendo sempre em nós bolsistas e também na professora, o apoio na hora em que se surgiam as dúvidas. Assim os alunos resolviam com entusiasmo aquela tarefa, de forma que todos participavam, enquanto uns montavam as frações os outros iam escrevendo os resultados obtidos nas operações. Ao final dessas etapas verificamos que o envolvimento dos alunos com a temática de estudo ocorreu de forma geral e que todos, inclusive uma aluna tida pela escola como especial, estava interagindo com os colegas do grupo. Observamos que as aprendizagens relacionadas ao conteúdo em questão foram diversificadas e que muitas dúvidas foram tiradas por meio da atividade. Também percebemos que aulas diferentes das consideradas tradicionais e com o uso de materiais manipuláveis contribuem na qualidade da aprendizagem dos alunos. Enquanto futuros professores consideramos importante a aplicação deste tipo de atividade, para que as aulas saiam do tradicional “quadro e giz”, para que torne as matérias interessantes para os alunos e, para compreendermos como agir neste tipo de situação.