Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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EXPERIMENTANDO TECNOLOGIAS COMO TABLET E SMARTPHONE NA SALA DE AULA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL

Maria Edwirgem Ribeiro da Silva, Alex Jordane

Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 1
Data: 2016-05-21 08:30  – 09:45
Última alteração: 2016-05-11

Resumo


No cenário atual da educação, ter conhecimento sobre o uso das tecnologias digitais se faz necessário, para que os professores possam tentar favorecer o processo de ensino. O presente relato discorre sobre uma pesquisa de mestrado que trata do uso de dispositivos móveis touchscreen (tablet e smartphone) coadunados aos aplicativos Broken Calculator e Equações de Segundo grau para o ensino de matemática. O objetivo do trabalho foi compreender como o uso dessas Tecnologias Digitais em sala de aula poderia impactar no processo de formação inicial de futuros professores. Os sujeitos desta pesquisa foram 35 estudantes de uma turma de 2º período de uma Licenciatura de Matemática, em Vitória (ES). Este estudo foi realizado à luz de Papert (2008, 1998), Bairral (2013, 2015), Borba; Silva e Gadanidis (2014), Moran; Masetto e Behrens (2013), dentre alguns outros que tratam as tecnologias digitais como ferramentas que devem ser exploradas de forma didático-pedagogica para o ensino. Diante disso, ressaltamos que muitos professores ainda encontram resistência em usar as tecnologias digitais em sala de aula para o ensino da matemática, valendo-se desse fato como um grande desafio. Por isso, inserir tais recursos digitais na sala de aula de uma licenciatura de Matemática foi uma tentativa de colaborar para a formação inicial de futuros professores que ensinarão a referida disciplina na educação básica. Em relação ao ensino ofertado aos estudantes nas licenciaturas, “[...], espera-se que os docentes universitários possam contemplar dois polos em suas práticas pedagógicas: formar para a cidadania, como sujeito histórico e transformador da sociedade, e contribuir para a produção do conhecimento compatível com o desenvolvimento tecnológico contemporâneo” (BEHRENS, 2012, p. 78). Com essa experiência, intencionamos propiciar aos licenciandos uma discussão sobre o uso didático pedagógico das tecnologias digitais e que este venha agregar valor ao processo de construção de conhecimentos e, uma noção de experimentação com tecnologias que “[...] pode inicialmente ser entendida com o uso de tecnologias no estudo de conceitos ou na exploração de problemas matemáticos” (BORBA, SILVA E GADANIDIS, 2014, p. 50-51). Realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo Observação Participante, na qual usamos como instrumentos para produção de dados: diário de bordo, áudios e vídeos, roda de conversa e análise documental (tarefas em sala de aula e no Moodle). Os resultados obtidos foram reflexões de futuros professores de matemática sobre como as tecnologias podem ser utilizadas com fim pedagógico; planejamentos que utilizam as tecnologias como recursos digitais em atividades matemáticas e; ainda sugerem uma integração das tecnologias ao ensino, de modo que estas sejam usadas, em particular, para favorecer o processo de ensino e aprendizagem da matemática.