Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

JACKELINNE AZEVEDO SILVA DOS SANTOS, GABRIEL HENRIQUE RODRIGUES DA SILVA, HELIO ROSETTI JUNIOR

Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-20 03:00  – 04:30
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


O presente trabalho investigou a educação financeira de estudantes do ensino médio na modalidade Educação para Jovens e Adultos - EJA. Foi possível investigar, por meio da aplicação de um questionário investigativo, como são gerenciadas as finanças pessoais dos estudantes; o seu comportamento frente a tomada de decisões financeiras e seus hábitos de consumo. A amostra utilizada constituiu-se de estudantes matriculados no ano de 2014, da primeira a terceira etapa de ensino médio, na modalidade EJA, de uma escola pública, que possui, em seu quadro de discentes, 99% moradores da comunidade local, com diversificada faixa etária, estado civil, classe sócio-econômica e renda familiar mensal. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, com método quantitativo, tendo sido utilizadas as técnicas estatísticas para tratamento dos dados. O estudo revelou que o nível de educação financeira dos estudantes têm relação negativa, pois 46% dos estudantes relataram que não conseguem compreender as informações sobre finanças que são publicadas em jornais, na TV e internet, sendo que 67% não entendem como são calculados os juros e encargos financeiros cobrados em faturas ou boletos bancários e cerca de 91% nunca participaram de algum curso sobre finanças pessoais. Cerca de 48% dos estudantes relataram que compram produtos fora da promoção. Neste aspecto é fundamental que os estudantes tenham conhecimento sobre a influência que a mídia exerce na sociedade na escolha de produtos e que é preciso saber utilizar a matemática financeira ao seu favor, para não serem surpreendidos por juros altos, divididos em pequenas parcelas. Através dos resultados obtidos foi possível perceber a importância que a Educação financeira tem na sociedade e que a escola precisa oferecê-la nas aulas de matemática na educação básica, para que o indivíduo possa se apropriar deste conhecimento e aplicá-lo a sua vida financeira, pois a medida que esse assunto se difunde mais indivíduos poderão obter informações que poderão contribuir nas suas escolhas financeiras. Por se tratar de um nível de ensino na qual os estudantes possuem faixa etária diversificada o tema torna-se relevante, pois pode contribuir para melhorar a compreensão desses indivíduos sobre assuntos pertinentes a finanças e o melhorar o seu posicionamento frente as escolhas financeiras futuras.