Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Atividade manipulativa com Sólidos de Revolução

Laira Lamburghini Ribeiro, Natan Sousa Ribeiro, Dilcimara Pereira dos Santos

Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Resumo: Existem vários objetos presentes na nossa vida cotidiana e que podem ser formados a partir do movimento completo de rotação de uma figura invariável em torno de um eixo, esses corpos recebem o nome de sólidos de revolução. Desenvolvemos neste trabalho uma proposta de atividade em como introduzir o tema sobre os sólidos de revolução em sala de aula. Pensando em como introduzir o tema de forma motivadora, remetemos ao método descrito por Van Hiele, que trata do desenvolvimento do pensamento geométrico, destacando três fases iniciais que preparam o indivíduo a adentrar no universo da geometria, primeiro a visualização, seguida pela análise e a organização das propriedades geométricas relativas a um conceito geométrico. Para a atividade sugerimos a construção de uma “caixa formadora de sólidos de revolução”, uma caixa de madeira com roldanas no seu interior, uma manivela e um encaixe para hastes de metal e um conjunto de hastes com figuras planas fixadas. Ao unir a haste na caixa, girar a manivela permite que a haste realize um movimento de rotação. Ao interagir com a caixa geradora de sólidos de revolução, fazendo vários experimentos com figuras planas diferentes, os alunos são submetidos à visualização e percepção de como os sólidos estão sendo formados. Logo o aluno é convidado a analisar as formas, os padrões e as diferenças que eles percebem ao mudarem as figuras e fazendo agrupamentos das figuras de acordo com as características que eles perceberam. A partir das comparações, são formalizadas as propriedades dos grupos de sólidos, trazendo suas classificações e especificidades. Então é introduzida uma discussão sobre a interferência destes sólidos no cotidiano. Tais descobertas motivam a investigação e compreensão da formação e a importância de tais sólidos. Deixando com que os alunos descubram por si mesmos as classificações e as lógicas presentes nestes objetos. Esta atividade torna o ensino da geometria mais dinâmica, facilitando a visualização da construção dos sólidos de revolução e construção dos conceitos abstratos pertinentes. É necessário nesta atividade que os alunos deduzam algumas características e juntos formalizem essas informações. Essas realizações ajudarão o aluno a ter uma percepção maior dos conhecimentos geométricos.