Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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UMA AULA SOBRE FIGURAS PLANAS UTILIZANDO O GEOGEBRA COM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO

Talita Moraes Modolo, Natan Sousa Ribeiro, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 1
Data: 2016-05-19 08:00  – 09:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Este relato apresenta uma experiência vivenciada na aplicação de uma sequência de atividades, cujo tema foi construção e reconhecimento de características de figuras geométricas planas por meio do software GeoGebra. Essa sequência originou-se em discussões efetivadas a partir da atuação no Pibid, subprojeto Matemática, e foi desenvolvida em novembro de 2015, com duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual, localizada em Vitória - ES. Essas atividades foram baseadas no que expõe o Currículo Básico Escola Estadual - SEDU para o ensino médio, que diz que os alunos devem “diante de formas geométricas planas e espaciais, reais ou imaginárias, conhecer suas propriedades, relacionar seus elementos” (ESPIRITO SANTO, 2009, p. 116). O principal objetivo dessa ação didática foi promover uma discussão acerca das principais características de formas geométricas planas pertencentes aos grupos dos triângulos e quadriláteros. Para o desenvolvimento da sequência de atividades, dispomos de duas aulas com cada turma trabalhada, sendo todas no mesmo dia, e utilizamos um manual próprio, que serviu de apoio na orientação sobre os comandos do software utilizado. Durante a aula, alguns alunos foram organizados em duplas e outros em trios, devido à pequena disponibilidade de computadores no laboratório de informática. No decorrer da realização da aula, utilizamos duas dinâmicas, em uma apresentávamos a forma geométrica já construída no software e os alunos deveriam organizar um quadro com as características de cada figura e, na outra, dizíamos qual seria a forma geométrica que eles deveriam construir, porém, antes deveriam chegar à conclusão do que caracterizaria cada figura, para, então, discutir possibilidades de construção. Ao final da realização da aula, percebemos que houve participação e envolvimento dos alunos ao longo do desenvolvimento das atividades, uma vez que eles realizaram o que era proposto demonstrando interesse ao participar dos questionamentos que eram levantados. Observamos que aprendizagens dos alunos ocorreram durante o desenvolvimento da atividade, principalmente, na participação e no interesse dos mesmos ao longo dos momentos de realizarem análises e construções. Identificamos, também, por meio da avaliação da aula feita pelos alunos, que o feedback foi positivo. Dentro do que foi citado por eles, destacamos o fato de mencionarem a importância dos estudos dos conceitos de geometria que, como diz Sérgio Lorenzado, “[...] mesmo não querendo, lidamos em nosso cotidiano com as idéias de paralelismo, perpendicularismo, congruência, semelhança, proporcionalidade, medição [...], simetria: seja pelo visual (formas), seja pelo uso no lazer, na profissão, na comunicação oral, cotidianamente estamos envolvidos com a Geometria” (LORENZATO, 1995, p. 5). Enquanto futuros professores, percebemos nosso aprendizado em todo processo, desde a preparação da atividade até o momento do desenvolvimento da aula, notando as dificuldades e os desafios que um professor enfrenta para tentar realizar uma aula diferenciada.