Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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TRABALHANDO AMPLIAÇÃO E SIMETRIA DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS NA MALHA QUADRICULADA

Alexandre Gabriel Barroca

Prédio: Corredor B
Sala: Sala B1
Data: 2016-05-21 08:30  – 09:30
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Ao longo de 20 anos como professor de matemática em turmas de ensino fundamental, sempre entendi a geometria de maneira que o aluno pudesse visualizar ao seu redor os conceitos e formas geométricas. Na busca de um ensino de geometria que fizesse sentido para os alunos, trabalhei nesse período com o uso de materiais manipulativos como o tangram e sólidos geométricos. Por meio de aulas de campo, buscávamos investigar os conceitos geométricos em todos os locais da escola, também buscávamos trabalhar a geometria por meio de projetos interligando-a com a arte. Em 2015, ingressei no curso de extensão intitulado Investigações sobre Transformações Geométricas, ofertado por uma instituição federal, que tinha por objetivo abordar o conteúdo de transformações geométricas por meio de atividades investigativas e com o uso de materiais manipulativos. Neste relato de experiência, abordo uma experiência didática motivada pela minha participação no curso desenvolvida com uma turma de 8º ano numa escola municipal em Serra/ES em que trabalhei simetrias e ampliação . Essa sequência didática consistiu em uma série de 5 aulas, Na primeira  expliquei o conceito de simetria e ampliação, ampliando na razão de proporção 2/1 uma letra “A” na malha quadriculada, na segunda, com a utilização de régua, lápis e papel quadriculado, todos os  alunos da turma construíram e ampliaram as seguintes figuras geométricas planas: Retângulo, Quadrado e Paralelogramo. Infelizmente alguns alunos nunca tinham estudado Geometria, o que causou uma certa dificuldade nos mesmos, outros demonstraram habilidade na construção das figuras, todos ficaram empolgados por estarem tendo uma aula “diferente”, já que até então só tínhamos visto álgebra.  A terceira aula ocorreu na sala de vídeo, onde os alunos assistiram a um filme intitulado: “O Pato Donald no País da Matemática”. O filme aborda  a presença da geometria nas Artes, na Natureza, na Música e nos Esportes. Muitos alunos ficaram surpresos em saber que a Matemática está presente em quase todas as coisas que existem no mundo, principalmente aqueles que tocam instrumentos musicais,  como diz a célebre frase de Leibniz: “ A Música é um exercício inconsciente da Matemática!”. A quarta,   no laboratório de informática, os estudantes acessaram o site escolagames  e brincaram com jogos matemáticos envolvendo geometria . Na  última aula os educandos construíram mais três figuras: o triângulo retângulo Pitagórico, o losango e o trapézio. Observei que quando os próprios alunos constroem as figuras , tornam-se agentes do seu aprendizado, percebendo a simetria ou a falta dela e a aprendizagem se dá com muito mais sucesso e eficácia. Percebi que “A Distância entre a Teoria e a Prática é quilométrica”. E que o grande desafio é Saber fazer e Fazer saber.