Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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DESAFIO DO FARAÓ: PIRÂMIDE ENIGMÁTICA

kevila Cezario de Morais, Caroline Silva, João Cardoso, Francielle Quaresma

Prédio: Corredor A
Sala: Sala A3
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


O presente trabalho pretende desafiar os participantes com uma atividade pedagógica, a qual pode ser utilizada também em sala de aula, levando em consideração que muitos destes jogos têm conceitos matemáticos a serem ensinados e despertam o interesse do estudante. O objetivo de esta atividade ser apresentada na exposição didático pedagógica é mostrar aos participantes que é possível desenvolver e aprofundar conceitos matemáticos, realizar atividades distintas que intensificam o raciocínio-lógico, com a tentativa de tornar o ensino da matemática mais atrativo e divertido. Estimular a curiosidade e o entretenimento, criando um ambiente diverso e motivador. Além disso, permite construir conhecimento matemático por meio da interação social na produção coletiva. Para realizar a atividade montamos três pirâmides diferentes. Na primeira iremos utilizar os seguintes materiais: 20 bolas de isopor com 5 centímetros de diâmetro cada uma, 15 palitos de churrasco com ponta, tesoura ou serra pequena, fita adesiva e cola siliconada. Teremos a opção de construção com material reciclável, a pirâmide será feita com 20 bolinhas de desodorante roll on e 3 canudos pouco flexíveis. A terceira pirâmide será montada com 20 bolinhas de gude. A primeira peça foi montada da seguinte maneira: o palito de churrasco atravessará o diâmetro das bolas de isopor e as pontas sobressalentes serão cortadas. 2 palitos com 4 bolas em cada e 4 palitos com 3 bolas em cada. Em seguida fizemos um suporte colando as pontas de três palitos dois a dois. A pirâmide reciclável será feita colando as bolas de desodorante na mesma proporção que a primeira e fazendo a base com os canudos. Para montar a terceira pirâmide, colamos as bolinhas de gude com cola siliconada e a base com palitos de churrasco. Os participantes deveram montar pirâmides com base triangular. Como resultado, esperamos que os professores percebam a possibilidade de trabalho com os conceitos e propriedades, tanto de pirâmides quanto de esferas, os objetos primários do modo de vista espacial, como: retas, pontos, segmentos de retas, curvas, planos, ângulos e superfícies; os fundamentais tipos de cálculos que pode-se realizar como: comprimentos de curvas, áreas de superfícies e volumes de regiões sólidas e por fim que desenvolvam o raciocínio visual e apliquem na resolução de questões de outras áreas de conhecimento humano. A utilização de jogos e quebra-cabeças na disciplina de Matemática para o Ensino atua como uma ferramenta motivadora e aceleradora do aprendizado, atraindo o aluno para a sala de aula, o que permite então desenvolver a aplicação e ensino dos conceitos com maior agilidade.