Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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Geoespaço

Maurício Valentin Júnior, José Alves, André Genuino Vianna, Julio César Págio

Prédio: Corredor A
Sala: Sala A3
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


O objeto desse projeto constitui-se em um material didático concreto tratado como um Geoespaço – material pedagógico manipulável para a construção de diversas figuras geométricas espaciais. Foi desenvolvido e construido de forma artesanal a partir da realização de trabalho acadêmico de alunos em uma turma da disciplina de Geometria II do curso de Licenciatura em Matemática em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Bem como, das nossas experiências anteriores obtidas pela manipulação do Geoplano, construindo formas geometricas planas regulares e irregulares como quadrados, triângulos, trapézios, entre outros e nas descobertas de outras possiblidades de construções matematicas a partir dele. Foi proposta a construção do Geoespaço, tarefa essa pensada pelos próprios licenciandos. Esse material foi elaborado utilizando-se duas bases quadradas e planas de madeira com vários ganchos dispostos de forma equidistante e organizados em fileiras. As duas bases são interligadas nos quatro cantos por hastes constituida em aço roscado tendo nas quatro expremidades de sua base superior, borboletas que deslizadas permitirá manuseá-lo entre as bases planas deslocando-as verticalmente por meio das oito borboletas e formar figuras geométricas espaciais regulares e irregulares. Utilizando-se de elásticos de borracha ou barbantes presos aos ganchos, será contruida várias formas geométricas tridimensionais. O objetivo desta ação consiste em apresentar aos alunos do ensino fundamental e ensino médio como a utilização do Geoespaço facilita o ensino e entendimento da geometria espacial, estimula a criatividade dos alunos e transporta para a realidade questões didáticas que inicialmente são expostas no mundo imaginário. Por meio da manipulação, o material permite uma melhor análise e observação dos conceitos empregados em sala de aula, partindo de construções concretas e não apenas abstratas. Os alunos podem construir, por exemplo, pirâmides e prismas, identificando elementos que compõem estas figuras, como: arestas, altura, apótema, faces etc. Enquanto futuros professores aprendemos que o uso de materiais didáticos concretos são de extrema importância na educação matematica, pois estimulam os alunos em suas investigações e no desenvolvimento de conceitos matemáticos. Esses também podem constituir-se como potencializador do processo de ensino e aprendizagem. Bem como, transforma as aulas, em aulas mais criativa e interessantes, agregando na construção do conhecimento do aluno. Desta forma propomos a exposição do Geospaço como alternativa de material didático-pedagógico concreto no ensino de geometria espacial.