Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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FELIZ ANIVERSÁRIO JAMELA: A HISTÓRIA COMO FIO CONDUTOR NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS

Raquel Falk Toledo, Marinalva C. de Souza

Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 2
Data: 2016-05-21 08:30  – 09:45
Última alteração: 2016-05-11

Resumo


Este relato apresenta uma experiência no ensino de medidas de comprimento e massa desenvolvido em uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Municipal de Vitória. Foi originada a partir das discussões efetivadas no curso de formação: “Contação de histórias e matemática: relações possíveis no ensino de grandezas e medidas” ocorrido de setembro a novembro de 2015 no Instituto Federal do Espírito Santo, inserido no programa de extensão "Formação continuada de professores que ensinam matemática". O objetivo da ação didática consistiu em favorecer aprendizagens de grandezas e medidas a partir da obra literária africana “Feliz Aniversário Jamela” de Niki Daly. Na história, Jamela vai fazer 7 anos, e uma festa está sendo preparada por mama e gogo (mãe e avó em um dos dialetos sul africano). Antes, vão às compras e, na loja de sapatos, a mãe escolhe um par que também sirva para ir à escola. A escolha da mãe não agrada a menina que encontra uma solução fabulosa: enfeitá-los para que se pareçam com os de uma princesa. Esse foi o ponto de partida de uma sequência de atividades com duração de dois meses, foi oportunizado às crianças, encantadas pelo enredo de Jamela, i) atividades práticas por meio de oficinas de customização e modelagem; ii) aula de campo; iii) estudos dos conteúdos em foco e atividades sistematizadoras no caderno; iv) uso de instrumento de medidas; v) acompanhamento, na própria sala de aula, da costura pela gogo (mãe da professora) dos moldes produzidos pelas crianças, recheada de muitas histórias e cantorias. O trabalho desenvolvido entrelaçou a matemática, a literatura e cultura africana e esteve vinculado à crença de que um texto é capaz de provocar o leitor a voltar a ele muitas vezes. Desta forma o texto acrescenta outras expectativas e outras experiências, servindo como fio condutor para intervenções pedagógicas em sala de aula. Acreditamos que a obra literária não deva ser didatizada, nem tão pouco ter em seu enredo, necessariamente, conteúdo matemático explícito. Assim, é a intencionalidade pedagógica atribuída pelo professor que produzirá as conexões. Ao final, mediante atividades avaliativas, observamos que as aprendizagens produzidas pelos(as) alunos(as) dos conteúdos do eixo grandezas e medidas foram favorecidas pelo vínculo estabelecido pela história e a matemática.