Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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O UNIVERSO DOWN E OS CONTEÚDOS DE CONTAGEM E QUANTIFICAÇÃO

Thamires Belo de Jesus

Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 1
Data: 2016-05-19 08:00  – 09:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Os sujeitos com Síndrome de Down possuem diferenças e particularidades e, por meio de ações escolares efetivas, tem condições de aprender. Não se trata de torná-los “normais” e sim enxergar suas diferenças, respeitá-las e considerá-las durante o processo de ensino e aprendizagem. As crianças com Síndrome de Down possuem dificuldades para desenvolver estratégias espontaneamente, e, além disso, elas podem apresentar outras deficiências como alterações auditivas e visuais; incapacidade de organizar atos cognitivos e condutas; debilidades de associar e programar sequências (SILVA, 2002). Entretanto, segundo Yokoyama (2012) eles não apresentam dificuldades em memorizar o que veem ao seu redor, nesse sentido, o uso de materiais multissensoriais podem constituir importantes ferramentas para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. Assim este estudo teve por objetivo analisar de que forma os materiais multissensoriais contribuem para o ensino e aprendizagem do conteúdo de contagem e quantificação com um aluno com Síndrome de Down. O estudo foi desenvolvido em uma escola estadual localizada no município de Venda Nova do Imigrante/ES em 2014. A investigação foi realizada com Pedro (pseudônimo), um aluno Down, com 18 anos de idade, estudante do 9º ano do ensino fundamental. Foi utilizado o jogo “Números”, jogo formado por 10 cartelas com 4 divisões em cada, representando os numerais de 1 a 10. Cada cartela contém a representação numérica, a representação através dos dedos das mãos e as outras duas peças contendo imagens de objetos representando o mesmo número. O material pretendia que o aluno conseguisse unir as peças do mesmo número estabelecendo a relação entre elas. Com o jogo “Números” Pedro pode associar o número com a sua representação, o que possibilitou, além de conhecer as sequências de palavras-número, também compreender a sua representação de associar a representação numérica com as imagens, na qual ele deveria quantificá-las. Também utilizamos o jogo “Fazenda Rived”, um recurso digital com o qual buscamos explorar os sentidos da visão e da audição. Trata-se de um cenário de uma fazenda onde são dispostas sete atividades que proporcionam a prática dos conceitos de agrupamento, quantificação, ordenação numérica e contagem. Na “Fazenda Rived” a interação de Pedro foi bastante satisfatória, os sons chamavam sua atenção, a cada atividade que ele realizava o fazendeiro emitia um comando ou um elogio, o que deixava Pedro muito entusiasmado, além disso, o fato dele conseguir mover os animais no cercado e agrupá-los para depois contá-los facilitou bastante a visualização da contagem. Os materiais multissensoriais possibilitaram um maior contato com objeto de estudo, estimou o aluno a aperfeiçoar suas habilidades táteis. Por meio dos materiais Pedro pode visualizar como uma quantidade pode ser representada de diferentes formas, além disso, ele pode conhecer a sequência palavras-número e reconhecer diferentes formas de representação.