Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FRACIONANDO: JOGANDO COM AS FRAÇÕES

ELCIELLE BONOMO ROCHA MACHADP, GUSTAVO DE OLIVEIRA ANDRADE, Robson da Silva Lopes

Prédio: Corredor A
Sala: Sala A2
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


De acordo com Vygotsky (2007), por meio do jogo, a criança consegue interagir com o meio, realizando a fantasia e, ao mesmo tempo, constrói seus processos internos conduzidos pelas suas ações, recriando-as e, neste conceito, cria-se a ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal). “O desenvolvimento a partir de jogos em que há uma situação imaginária às claras e regras ocultas para jogos com regras às claras e uma situação imaginária oculta, delineia a evolução do brinquedo das crianças.” (VYGOTSKY, 2007, p. 112). Os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) no que se refere à disciplina, sinaliza que a Matemática “é componente importante na construção da cidadania [...] precisa estar ao alcance de todos e democratizar seu ensino deve ser meta prioritária do trabalho docente.” (BRASIL, 1997, p. 56) A utilização de computadores e internet nos laboratórios de informática das escolas são importantes ferramentas pedagógicas de socialização, pois é uma forma de promover e incentivar a busca pelo conhecimento por outros meios, ou seja, pelos recursos digitais.  Segundo Pais (2011, p. 70), a informática na escola, pode “liberar o aluno do exercício da memorização inexpressiva e incrementar as práticas de resolução de problemas” e, é neste sentido que apresentamos o jogo “Fracionando”. Este jogo foi criado no formato Quiz, um recurso tecnológico/software com perguntas e respostas, desenvolvido pelos autores, com o objetivo de proporcionar aulas de matemática mais lúdicas, interativas e motivadoras na fixação de conteúdos, em especial, do conteúdo Fração. Indicado, inicialmente, para as séries finais do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano, o “Fracionando” foi desenvolvido baseado em sequencias interativas com a missão de consolidar o processo de aprendizagem dos alunos. A interatividade presente nas sequências do “Fracionando” motiva o estudante e oferece feedback quanto a resposta certas e/ou erradas, proporcionando, neste sentido, o conhecimento. O jogo foi criado por meio da tecnologia Flash e está disponível de forma online e gratuita para todos os interessados por meio do link http://gustavoandrade.esy.es/fatorando2/facfracil.htm. O Quiz foi validado em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental e apresentou, a princípio, indícios de satisfação por parte dos alunos, devido ao fato do “Fracionando” possibilitar novas experiências de aprendizado por meio das tecnologias, apesar de um erro inicial de formatação que, rapidamente foi solucionado. Por fim, o “Fracionando” permanecerá disponível para que todos os alunos e professores possam utilizá-lo de forma consciente e eficaz em sua prática docente.