Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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Extrapolando o livro didático: tratamento da informação em turma de 3º ano do Ensino Fundamental

Alexsandra Miranda Senna da Silva, Laira Lamburghini Ribeiro, Monique Motta Torrezani, Wesley Cordeiro Oliveira

Prédio: Corredor B
Sala: Sala B2
Data: 2016-05-21 08:30  – 09:30
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Este resumo vem apresentar uma experiência realizada com alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Vitória, parceria do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid subprojeto matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória entre os meses de março e abril de 2016. A experiência iniciou a partir de uma atividade proposta pelo livro didático da turma abordada na unidade 1. A atividade consistia em uma pesquisa a respeito da fruta preferida de uma suposta turma e os dados foram apresentados numa tabela e num gráfico. Desenvolvemos alguns questionamentos sobre a referida pesquisa além de direcionarmos a percepção dos alunos para a estrutura da tabela, o agrupamento da pontuação feita pelo livro a fim de facilitar a contagem, sobre o objetivo do gráfico e da tabela para a organização dos dados. Em seguida, foram entregues algumas figuras de frutas com o intuito de que cada aluno fizesse a sua própria pesquisa. Os alunos foram sugerindo algumas perguntas para a pesquisa, dentre elas, sabor de suco; sabor picolé; sabor de bala; ficando para cada aluno a tomada de decisão. Foi proposto também uma atividade coletiva de construção de uma tabela e um gráfico num painel utilizando colagem de papel colorido. Cada criança decidia seu sabor e ia ao painel representar sua escolha marcando o gráfico. A movimentação das crianças durantes as aulas foram necessárias e profícuas e à medida que a pergunta escolhida era feita aos colegas, a turma sentia que precisava ter cuidado para não perguntar a mesma pessoa mais de uma vez, exigindo delas uma auto-organização na coleta de dados. Um dos pontos positivos do trabalho pedagógico foi receber de alguns alunos tabelas e gráficos criados por eles livremente em casa ou na escola. Percebemos que trabalhar com atividades que possibilitem aos alunos saírem do estado de inércia, se movimentarem, fazerem escolhas, opinarem, se organizarem e agir coletivamente, podem se constituir em oportunidades ricas de aprendizado.