Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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ESTUDANDO MATRIZES A PARTIR DA CULTURA GUARANI

Cleidiane Rodrigues de Freitas, Letícia Souza ‎ Matos, Lauro Chagas e Sá

Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Este trabalho trata de uma pesquisa que apresenta como foco principal sistematizar ações para o ensino da disciplina de matemática e a vertente da Educação Matemática denominada Etnomatemática. Os procedimentos e métodos utilizados na investigação envolveram pesquisa bibliográfica acerca do tema e observação de aulas de matemática. O termo Etnomatemática surgiu na década de 1970, a partir de críticas sociais relacionas ao ensino tradicional da matemática, como a análise dos métodos matemáticos em seus diferentes meios culturais. Ao refletir sobre nossa formação na Educação Básica, percebemos uma valorização das produções europeias, sendo que outros elementos culturais podem contribuir de forma positiva no ensino de matemática. Portanto, como um modo de sistematizar ações para o ensino da matemática utilizando de aspectos que estão inseridos na cultura do aluno, vimos como um bom exemplo o uso da matemática presente nas atividades culturais indígenas, como é o caso de uma aldeia localizada no município de Aracruz – Espírito Santo. Seus habitantes utilizam de formas geométricas para a pintura corporal e também para o ornamento de utensílios como cestas. Nessas atividades, observa-se o uso de ângulos formados entre as fibras e a utilização de padrões geométricos como triângulos e hexágonos regulares (formação de ângulos de 60º). Esses padrões podem ser utilizados nas salas de aula, sendo aplicados como exemplos em diversos conteúdos matemáticos. Um desses conteúdos é a Transformação Geométrica onde em sua aplicação envolve rotação, reflexão e translação de imagens utilizando. Assim, fazendo o uso desses recursos em sala de aula do segundo ano do Ensino Médio, percebemos que os alunos se envolvem na tarefa, conhecem e valorizam uma nova cultura. Dessa forma, percebemos que a abordagem da matemática de forma ampla e abrangente em outras culturas mostram que todo povo, grupo social ou organização tem algo a ensinar e muito a aprender, levando em consideração a região onde se localiza. Seus costumes e tradições que podem contribuir para a ampliação do conhecimento e do aprendizado.