Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

JOGO POSICIONAMENTO: PARA O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL

Mariana dos Santos Cezar, Arícia Storch Rodrigues, Dheiniffer Bolsoni, Cássia Severiano Mendes

Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Estudos mostram que o ensino e a aprendizagem podem se efetivar com mais clareza quando é realizado de uma forma mais descontraída, por isso, que nos jogos educativos as pessoas aprendem sem necessariamente perceberem que estão estudando. Uma vez que o conteúdo é abordado de forma divertida. Nesse sentido, optamos por trabalhar a Geometria Espacial por meio de jogos. E trouxemos como proposta para os alunos do Ensino Médio a confecção de jogos matemáticos. Os alunos gostaram da ideia e se empenharam inicialmente em realizar pesquisas sobre os elementos e as propriedades da Geometria Espacial. Nessa pesquisa estudaram sobre posicionamento de retas e planos, poliedros: prismas e pirâmides, Corpos Redondos e suas propriedades. Após esse estudo iniciaram uma discussão sobre qual jogo seria confeccionado. Para tal, se reuniram para a proposição de ideias. Por fim, optaram por confeccionar um jogo de trilha que denominaram como jogo do posicionamento. Esse jogo foi criado por 5 alunos (as) e, é formado por uma trilha com numerações e com formas espaciais, possui 32 cartas sendo 8 na cor amarela que são as charadas, 8 na cor preta que são as prendas, 8 na cor azul que são as perguntas e 8 na cor verde que também são perguntas. O principal objetivo desse jogo é possibilitar a aprendizagem dos conceitos da Geometria Espacial. Para iniciar o jogo cada jogador lança o dado e aquele que tirar o maior número inicia, se posicionando na numeração correspondente àquela tirada no dado. Em seguida, o jogador retira uma carta de acordo com a cor de seu posicionamento, e em seguida responderá o que se pede ou pagará a prenda se for a carta correspondente. As perguntas estão relacionadas aos conceitos de retas, planos e formas geométricas espaciais. O aluno que chegar primeiro ao final da trilha será o (a) vencedor (a). Com a confecção e o desenvolvimento desse jogo os alunos concluíram que o aprendizado sobre Geometria Espacial ficou mais divertido e emocionante. Para eles um trabalho desse tipo fortalece tanto o conhecimento dos jogadores quanto dos que elaboraram o jogo, além de propiciar a aprendizagem da Geometria Espacial.