Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UTILIZANDO ESCALA E PROPORÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES

Jéssica Schultz Kuster

Prédio: Corredor C
Sala: Sala C5
Data: 2016-05-19 08:00  – 09:00
Última alteração: 2016-05-16

Resumo


Esse resumo tem como objetivo apresentar uma atividade realizada com uma turma de 9º ano de uma escola privada de Vitória – ES, para uma feira cultural envolvendo profissões e minha disciplina específica (matemática). A outra turma de 9º ano dessa mesma instituição iria realizar um trabalho com outros professores envolvendo circuitos elétricos numa casa. Pensei em aproveitar o assunto ‘casa’ e trabalhar com outras profissões que usam cálculos e ao conversar com a turma, pensamos inicialmente em trabalhar com engenharia civil, mas como não levaríamos em conta cálculos estruturais, decidimos por arquitetura e urbanismo. Conversamos um pouco sobre o que os profissionais dessa área fazem, como utilizam a matemática e ouvimos relatos de alunos cujos pais ou conhecidos trabalham nesse ramo. Decidimos construir uma maquete de uma casa com a devida decoração e o tamanho deveria ser 1m por 80 cm. Nos deparamos então com a necessidade de relembrar escala e escolher qual seria uma boa escala para trabalharmos. Os alunos decidiram utilizar a escala 1:5 cm, onde cada cm na maquete equivaleria a 5 cm no tamanho real. Pedi aos alunos que trouxessem na aula seguinte uma planta da casa que gostariam de construir. A turma analisou todas as plantas trazidas e a escolhida foi uma planta baixa com as medidas necessárias para o nosso trabalho e com a vista pré decorada. Na sequência, a turma foi dividida em grupos para a confecção de cada cômodo da casa. Também deveriam decidir sobre a decoração e o que/como fazer. Era necessário medir em casa os móveis (geladeira, cama, sofá, entre outros) e fazer a transformação do tamanho real para a escala escolhida. Utilizamos cortes de madeira doados para construir a base e as paredes. Para a decoração das paredes e do piso, utilizamos um papel adesivo, impresso de acordo com a escolha dos grupos e para a montagem dos móveis, biscuit. A montagem e construção da maquete foi trabalhosa mas proporcionou momentos de discussão sobre a importância de se utilizar escala e proporção no dia a dia e como a matemática está presente nas profissões. Os alunos gostaram muito do resultado final e de relembrar assuntos já estudados. Perceberam a utilidade e presença do conhecimento matemático no dia a dia da sociedade. O trabalho oportunizou a participação familiar dos alunos que doou materiais e trouxe contribuições valiosas à turma gerando novos conhecimentos.  A apresentação na feira cultural foi um sucesso e concluímos que atividades diferenciadas como esta são importantes tanto para construir novos conhecimentos matemáticos como para relembrar assuntos já estudados e otimizar sua importância para a vida diária do estudante.